E-commerce

VTEX IO e Seus Benefícios

Vtex Io

Vtex Io é a versão de software mais atualizada da plataforma Vtex, que visa potencializar a integração, a facilidade de criação de aplicativos e aprimorar a experiência do usuário no E-commerce.

A plataforma permite que as empresas estabeleçam e supervisionem de forma eficiente suas vitrines digitais. Sua estrutura de microsserviços permite a criação e administração de lojas virtuais com grande facilidade e adaptabilidade. A versão Io oferece às empresas uma forma ágil e flexível para desenvolver a presença online, imprescindível atualmente.

O VTEX-Io não tem métodos descritivos como “apontar e clicar” ou “arrastar e soltar”, mas mesmo assim é considerado low code por sua facilidade de programação, com uma liberdade muito maior para a criação de sua loja do que sites como a Shopify.

É possível mesclar estilos de design pré-determinados e componentes pré-programados para criar diversas funcionalidades, aplicativos ou lojas virtuais.

Diferenças entre VTEX CMS e VTEX IO

A diferença fundamental da versão VTEX IO é sua facilidade para customizar o site a partir do Site Editor. O Site Editor permite que você faça alterações no seu site de forma muito mais intuitiva, como trocar banners, links, nomes de menus, etc. Enquanto na versão CMS era necessário acessar os códigos internamente para realizar essas mudanças, com o VTEX IO basta um clique no componente que você deseja substituir e a alteração já pode ser realizada. A versão IO faz as modificações de forma instantânea, dando a velocidade que o comércio digital precisa nos dias de hoje.

No VTEX IO, o módulo encarregado de implementar o layout ou front-end é o Store Framework. Portanto, a tecnologia IO é construída em React, CSS, Typescript e GraphQI, proporcionando mais velocidade e uma melhor performance.

Além disso, a VTEX IO está evoluindo mais a cada momento, contando com diversas atualizações exclusivas e uma quantidade enorme de aplicativos e funcionalidades. Esses novos recursos podem criar um número muito maior de experiências de compra customizáveis, e deixam a ferramenta acessível para usuários sem experiência em desenvolvimento de sites. Existem aplicativos exclusivos para produtos B2B, aplicativos que integram o API do imposto na compra, aplicativos que facilitam a compra… São várias possibilidades.

Todos esses aplicativos também podem ser customizados pelo cliente, clicando no link!

Os aplicativos podem ser até criados pelos clientes, mediante o preenchimento de um formulário para a autorização da VTEX. É só clicar no link do formulário e você já está lá.

Por que Migrar Para a VTEX

A quantidade de empresas que estão migrando para a VTEX IO só cresce. Isso porque a plataforma dá muito mais possibilidades para os desenvolvedores e muito mais liberdade para os donos de negócio. O mercado da VTEX IO está crescendo e a tendência é aumentar ainda mais.

Empresas que migraram para VTEX IO têm relatado sucesso em variadas métricas de e-commerce. A marca Nati Vozza, do Grupo Soma, revelou aumento de 62% nas vendas e aumento significativo na velocidade de carregamento das páginas após sua mudança em 2021.

A Ri Happy, uma das maiores varejistas de brinquedo do Brasil, também migrou para a VTEX Io em 2021 e obteve crescimento de 32% na taxa de conversão. Mesma coisa com a Pague Menos, que migrou em 2020 e registrou quase o triplo de faturamento em vendas no último trimestre do mesmo ano em relação a 2019.

Como você percebeu, migrar para a VTEX é a melhor opção para seu negócio poder evoluir e escalar da maneira certa!

Como funciona a implementação na wave

Temos 3 modelos diferentes para a implementação do VTEX na sua empresa, de acordo com a necessidade do cliente:

  • VTEX Express: Desenvolvemos um formato único, exclusivo da Wave Commerce, e em até 10 dias úteis entregamos o site pronto para o cliente. O VTEX Express consiste em um site em VTEX IO, porém, será feito de forma padronizada e com modelos pré-prontos.
  • Migração Para VTEX: Desenvolvemos migração para a última tecnologia de VTEX (IO), independentemente da plataforma do cliente. Quando fazemos a migração, importamos todos os dados do site antigo, a fim de não perdermos relevância.
  • Projeto Personalizado: É um projeto desenhado 100% conforme a vontade do cliente. Desenvolvemos tanto e-commerce quanto marketplace (B2C/B2B), com toda a estruturação de layout personalizada para desktop e mobile. Essa estrutura contém: uma árvore de categorias com SEO, configuração de todas as ferramentas utilizadas, configuração dos métodos de pagamento, desenvolvimento do checkout e textos institucionais obrigatórios visando o SEO do site. Confira nosso conteúdo sobre SEO para VTEX IO.

Para não deixar nossos clientes desamparados, damos 45 dias de garantia em todos os sites que desenvolvemos. Após o fim dessa garantia, contamos com um trabalho de suporte e evolução, em que damos auxílio nos próximos passos do desenvolvimento do site e na resolução de problemas que o cliente possa ter.

O Que a Vtex Io Oferece

Melhor Segurança e Experiência do Usuário

A implementação de tecnologias de ponta, como o React, pode aumentar muito a estabilidade de uma loja. Ela segrega a área de desenvolvimento das implementações de negócios, gerenciadas pelo proprietário da loja.

Ao separar a área de administração da área de desenvolvimento, ambos os lados se beneficiam de medidas de segurança aumentadas, ao mesmo tempo, em que melhoram a experiência geral do usuário.

Na Nuvem (store-theme)

Os desenvolvedores podem experimentar um aumento significativo na produtividade devido à configuração rápida e interface de linha de comando, iniciando por store theme – um repositório com start de loja padrão.

Assim que quaisquer modificações no código local são feitas, elas são sincronizadas com o ambiente de desenvolvimento em nuvem (workspace) e seu software passa por um processo de reimplantação imediata.

React

React é uma biblioteca Javascript projetada para aumentar a flexibilidade na criação da interface do usuário. O framework do React o torna extremamente eficiente (facilita o processo de criação) e suporta o desenvolvimento (dentro do react, é possível reutilizar a mesma estrutura já feita, os apis da Vtex e os dados, sem instalar nenhum pacote).

Realiza Testes A/B

O teste AB é uma ferramenta valiosa que pode ser utilizada em todas as páginas do seu site. Esse processo de teste pode fornecer informações significativas sobre a mentalidade do usuário, permitindo uma melhor compreensão do que funciona e do que não funciona.

Os testes podem ser realizados em todos os componentes de uma página da Web, incluindo cores de botões, conteúdo e cor de texto, tamanho da fonte, elemento e layout da página, inserção de ícone e imagem, tamanho e tipo de imagem, etc.

Mesmo que alguns testes não aumentem as taxas de conversão ou resultem em uma queda significativa nos resultados, eles podem ser usados para aprimorar outras páginas e melhorar as taxas de conversão gerais.

O principal benefício dos testes A/B é que o usuário não saberá que está participando de um teste, pois verá apenas uma versão da página, que acreditará ser a original. Não há limites para o número de testes que podem ser realizados e aplicados, portanto, eles podem ser realizados continuamente.

Esses testes são conduzidos simultaneamente, o que significa que ambas as versões são apresentadas ao mesmo grupo demográfico ao mesmo tempo, durante o mesmo período.

Somente por meio de testes AB é possível entender as melhores decisões a serem tomadas em sua loja com base em dados mensuráveis sobre seu público específico. Nem tudo que funciona para seus concorrentes funcionará para você.

Busca Inteligente

Ao utilizar inteligência artificial (IA) para compreender a intenção do comprador e selecionar resultados de pesquisa pertinentes, um mecanismo de pesquisa avançado pode aumentar as taxas de conversão de maneira eficaz.

À medida que os clientes se envolvem com a barra de pesquisa, os algoritmos orientados por IA facilitam uma variedade de recursos, como sugestões instantâneas de produtos, verificação ortográfica, sinônimos e preenchimento automático para criar uma experiência de pesquisa perfeita.

Diversos Workspaces

Os desenvolvedores têm acesso a um ambiente de programação que facilita o uso de várias versões do mesmo item. Isso permite que os desenvolvedores alterem o código dos itens em seu espaço de trabalho enquanto mantêm a versão online sem interromper o progresso de outro desenvolvedor em outro espaço de trabalho.

Este sistema permite personalização, além de desenvolvimento adicional de componentes, aplicativos e lojas online por meio de métodos declarativos e técnicas eficientes. É permitido criar várias versões de um elemento sem que haja interferência, avaliando cada versão independentemente. Também é possível testar a versão offline antes de alternar para a versão online.

A criação de um componente complexo requer o uso de vários desenvolvedores, mas o resultado obtido é prático e vantajoso.

Três Versões de Workspace:

  • Workspace Master: É o espaço de trabalho ativo onde quaisquer modificações feitas são imediatamente refletidas na loja virtual ou componente que está em construção. Notavelmente, esse espaço de trabalho tem um impacto direto no conteúdo que está disponível online, já que quaisquer alterações feitas são facilmente visíveis para os usuários finais.
  • Workspace Development: Permite a vinculação de aplicativos e temas, é o único tipo de espaço de trabalho que permite aos usuários fazer alterações imediatas no código. Quaisquer modificações feitas em um aplicativo ou tema neste espaço de trabalho são refletidas instantaneamente, simplificando o processo de desenvolvimento e tornando-o mais ágil.
  • Workspace Production: Replica as condições encontradas no ambiente natural. Como resultado, quaisquer restrições presentes no ar também estão presentes no espaço de trabalho inicial. Por fim, os espaços de trabalho de produção facilitam o fluxo do tráfego de produção e oferecem a capacidade de realizar testes AB.

Aplicativos Personalizados

Crie seus próprios apps com muito mais facilidade e novas ferramentas administrativas, aplicativos e extensões personalizadas usando React com dados de todos os seus serviços.

Qualquer desenvolvimento no VTEX IO começa e termina com a nossa CLI (Command Line Interface), permitindo que você faça tudo o que precisar no processo de desenvolvimento, como vincular arquivos locais à plataforma VTEX, gerenciar espaços de trabalho e publicar novas versões de aplicativos.

Você criará um Workspace de desenvolvimento para fazer as alterações necessárias em seu aplicativo sem se preocupar com uma versão ao vivo, e poderá visualizar suas alterações em tempo real no próprio workspace.

Libere uma nova versão do aplicativo, se tiver certeza de que fez todas as alterações de código no workspace de desenvolvimento. Você também pode gerenciar logs de aplicativos, rastreando erros, avisos e eventos.

Promova um Workspace Master: A promoção de um espaço de trabalho Master, marca a etapa final na disponibilização pública de um aplicativo para os usuários finais.

– A VTEX tem o Workspace pronto, promovendo velocidade e agilidade na implementação

Admin Framework

O principal objetivo do Admin Framework é o uso específico de fornecimento de extensões para o painel de administração.

É raro empreendimentos comerciais complexos funcionarem perfeitamente com apenas uma solução SaaS integrada. Em vez disso, muitas vezes é necessária uma variedade de ferramentas, como ERP, personalização, rastreamento e marketing digital.

A VTEX reconhece os desafios de gerenciar múltiplos pontos de contato e desenvolveu o Admin Framework para resolver esse problema. Este framework permite a extensão do back office, permitindo que as operadoras criem dashboards customizados para clientes e segmentos específicos.

Além disso, o Admin Framework fornece informações valiosas e facilita a integração de provedores externos, tornando a administração uma ferramenta universal para gerenciar operações comerciais complexas.

Ferramentas Para Otimização de Conversão

Um dos principais fatores de venda no e-commerce é a agilidade do site, quanto mais rápido e simples melhor são as chances de conversão. Vtex Io têm inúmeras ferramentas para otimizar a experiência do usuário, com imagens, códigos e tags menos pesados e totalmente rentáveis.

Com tantos componentes, a plataforma permite customizações específicas e testes A/B, tornando o site além de rápido muito mais amigável ao consumidor final.

Principais Recursos

Loja VTEX

A VTEX App Store é o hub para todos os aplicativos associados ao ecossistema VTEX. Nesta loja, você encontrará aplicativos criados por parceiros VTEX e aplicativos nativos que podem ser rapidamente integrados à sua loja virtual VTEX IO. Isso permite um processo de desenvolvimento mais eficiente, permitindo que você expanda seus negócios em um período de tempo menor.

VTEX IO Store Framework

A loja foi pensada para oferecer componentes pré-fabricados que se destinam especificamente à construção de vitrines. Esses componentes são criados nativamente para fins de comércio eletrônico e são escritos no formato JSON. Ao utilizar esta loja, pode-se facilmente gerar uma vitrine e criar uma experiência de compra completa, juntamente com outros recursos.

SPA

Um SPA, ou “Single Page Application”, armazena todo o HTML estrutural, CSS e JavaScript de uma página e altera apenas o conteúdo solicitado. Isso resulta em uma redução de solicitações do servidor e permite uma navegação mais suave. A sigla SPA significa “Single Page Applications”.

WYSIWYG

O termo em inglês “What You See Is What You Get” é comumente abreviado como WYSIWYG. Essa sigla representa a ideia de que o formato de um projeto visto na tela é o produto final. O WYSIWYG é um editor que permite aos desenvolvedores visualizar em tempo real quaisquer modificações feitas em seu projeto, aumentando a agilidade e praticidade do processo de desenvolvimento.

PWA

O termo “PWA” significa “Progressive Web App”, ou “Progressive Web Application”. A utilização desse recurso permite que você transforme sua loja online em um aplicativo nativo com capacidade adicional de funcionalidade offline. Este avanço na tecnologia melhora a experiência geral para o consumidor.

CLI

Uma interface de linha de comando (CLI) é um software que permite aos desenvolvedores inserir comandos via texto para emitir diretivas de desenvolvimento. Usando o VTEX IO CLI, você pode executar várias tarefas sem esforço.

Serverless Computing

Computação sem a necessidade de um servidor físico, geralmente chamada de computação sem servidor.

A computação sem servidor, um modelo de desenvolvimento baseado em nuvem, permite a criação e operação de aplicativos sem a necessidade de gerenciar servidores. Isso significa que a programação em nuvem é possível, resultando em uma redução nas despesas de TI.

APIs GraphQL

GraphQL é uma linguagem usada para consultas e um ambiente de tempo de execução para APIs. O objetivo principal do GraphQL é fornecer um ambiente do lado do servidor para APIs. As APIs GraphQL da VTEX IO são projetadas para otimizar o desempenho do aplicativo diminuindo o tráfego de rede.

Faça Parte do Time

A VTEX IO contempla tudo que um e-commerce de sucesso precisa para ter seu negócio atualizado e funcionando em alta performance. É uma plataforma projetada para atender todas as necessidades do cliente, com inúmeros recursos e uma interface ágil e prática para o usuário. Uma opção excelente para e-commerces de qualquer porte que desejam se destacar no mercado!

Tiago Heineck, 22 anos, graduando em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Já trabalhei como copywriter e redator, tendo experiência em agências tradicionais e de marketing digital, atualmente trabalhando em redação de Conteúdo para SEO na Wave Commerce.

1 Comment

Escreva Um Comentário