E-commerce

A relevância dos meios de pagamentos digitais para o e-commerce

As opções de pagamento no e-commerce devem acompanhar a evolução do comércio eletrônico para que as lojas virtuais estejam sempre atualizadas e prontas para um atendimento mais dinâmico, rápido e eficiente.

Segundo o site Terra, os consumidores brasileiros estão cada vez mais abertos às novas tecnologias de compras e 41% deles preferem realizá-las por meios de pagamentos digitais.

Um outro levantamento realizado pelo G1, mostrou que no ano de 2021, o e-commerce movimentou mais de 300 bilhões, e a expectativa é que até o ano de 2024, esse valor aumente em 54%.

De acordo com esta mesma pesquisa, as pessoas que passaram a comprar no digital, tiveram uma experiência tão satisfatória que hoje priorizam as compras online e, por esta razão, aumentou-se a relevância de pagamentos digitais para o e-commerce.

Além disso, a chamada “Geração Z”, que é o grupo de pessoas marcadas por ter nascido e crescido na era da tecnologia, está cada vez mais utilizando os serviços digitais para administrar seus gastos.

Se você deseja saber mais sobre esses meios de pagamento digitais, continue aqui com a gente!

Qual é a importância dos pagamentos digitais?

Um estudo realizado pelo Serasa Experian, em março de 2022, mostrou que pessoas do mundo todo acreditam que as transações financeiras online são muito mais fáceis e convenientes.

Não apenas os consumidores mais jovens, como os de mais idade e diferentes níveis de renda já utilizam as soluções digitais com frequência e, segundo o site época negócios, 52% dos brasileiros já desistiram de comprar online por não encontrarem a forma de pagamento da qual gostariam.

A falta de flexibilidade de pagamento também é a principal responsável pelo abandono de carrinho, ou seja, oferecer opções que atendam ao consumidor, é a forma mais simples de concretização de vendas.

Ao ofertar mais alternativas de pagamentos digitais, o e-commerce expande as possibilidades no mercado e atrai mais pessoas dispostas a finalizar a venda de maneira simples e rápida.

No futuro, estima-se que diferentes formas de pagamento convivam de forma simultânea. Assim, os varejistas poderão acompanhar as tendências, sempre prontos para atender as novidades de forma segura, mantendo-se à frente de seus concorrentes.

Quais são os meios de pagamentos digitais mais utilizados pelo e-commerce?

Muito além do cartão de débito, crédito e o boleto à vista, que já são conhecidos por todos os consumidores, existem outras formas que estão cada vez mais presentes nas plataformas de e-commerce e, não possuir qualquer uma delas já é considerado atraso nos dias atuais. Vamos conhecê-las?

Pagamentos por aproximação

O pagamento por aproximação, chamado em inglês de “contactless” (sem contato), foi impulsionado durante a pandemia. Com ele, não é preciso inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.

No Brasil, essa opção foi disponibilizada recentemente como uma maneira mais segura de comprar sem riscos de contaminação da Covid-19. No entanto, já era um dos métodos de pagamento mais utilizados em países da Austrália, Canadá e Europa.

Links de pagamento

Os links de pagamento são uma funcionalidade que dispõe de todas as informações que o cliente precisa para concretizar a compra.

O serviço gera um link único que, ao enviar para o cliente, faz com que ele seja direcionado a uma página segura, na qual ele fará o pagamento por meio de boleto ou cartão de crédito.

Além de praticidade, os links oferecem maior segurança ao cliente e podem ser enviados diretamente pelos meios de comunicação, como o WhatsApp, por exemplo.

QR Code

O QR Code carrega os dados e as informações que precisam ser codificadas e interpretadas, por meio de um padrão que realiza a leitura desses dados ao escaneá-lo com a câmera de um dispositivo móvel ou software de leitura.

Basta apontar a câmera do dispositivo móvel para o código que o cliente já pode acessar as informações de pagamento presentes nele.

Carteira Digital

De acordo com o site Veja, estima-se que, até o ano de 2024, a carteira digital de pagamento seja responsável por mais de 51% de todo o pagamento realizado no comércio online.

A carteira digital funciona por intermédio de um sistema de token que transforma os dados do cartão do consumidor em um código de criptografia diretamente ao terminal de pagamento, permitindo a finalização de uma compra.

PIX

Lançado em novembro de 2020, também durante a crise da Covid-19, o PIX contabilizou 1.6 bilhão de transições em seu primeiro ano.

Desde a sua criação, o PIX evoluiu suas funcionalidades e hoje, além de possibilitar transferências e pagamentos na hora, também oferece a possibilidade de PIX saque, permitindo que as pessoas saquem em espécie em determinados locais e o PIX troco, no qual o cliente pode efetuar uma compra e solicitar o restante em dinheiro físico.

Usando o PIX no e-commerce, o consumidor tem mais facilidade, velocidade e segurança na realização de suas compras e, ainda, não paga nenhuma taxa em sua utilização.

Os meios de pagamentos digitais são essenciais para o e-commerce!

Tornar a jornada de compra do cliente mais otimizada, fluida e unificada deve ser a idealização de todo e-commerce e, os meios de pagamentos digitais além de promoverem uma boa experiência ao consumidor, também trazem mais vendas à plataforma.

Oferecer soluções aos consumidores é uma forma de fidelizá-los e proporcionar mais satisfação nos momentos de compra.

O seu e-commerce já está preparado para essas tendências de pagamentos digitais? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos que irão te auxiliar em todas as dúvidas na hora de vender online. Até a próxima!

Formado em Publicidade e Propaganda, possuo experiência em diversas áreas da comunicação. Na Wave atuo como Analista de E-commerce com foco na estruturação de sites e na experiência do cliente.

Escreva Um Comentário