E-commerce

As principais estratégias de marketing para e-commerce

Quando falamos em negócios on-line é comum pensarmos em estratégias de marketing. Isso se dá pelo fato de que, para se ter sucesso no mundo digital, é fundamental gerar exposição da marca e ampliação do tráfego. Contudo, para realizar essas duas coisas é necessário muito esforço.

No entanto, é imprescindível que os esforços gerem resultados financeiros, afinal, muitas pessoas visitam lojas virtuais e não adquirem nenhum produto. Por esta razão, as estratégias de marketing para e-commerce devem ser voltadas para provocar o desejo pelo item e a decisão de compra.

Para que você entenda melhor, quando um usuário busca no Google por determinado produto ou marca, na maioria das vezes, ele procura pela melhor oferta ou pelas informações que vão ajudá-lo a ter certeza que aquele item é a opção ideal. Nos dois contextos, o seu e-commerce precisa de estratégias para ser a escolha deste consumidor.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer quais são as principais estratégias de marketing para e-commerce que vão ajudar a sua loja virtual a alcançar os clientes ideais para o seu negócio, ampliar a presença on-line e ainda aumentar as vendas. Acompanhando a leitura, você irá conseguir selecionar e estruturar as dicas que mais se alinham aos seus objetivos. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é marketing digital?

O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias que visam promover produtos, serviços e negócios on-line. Entretanto, para utilizá-lo da melhor forma possível, é necessário investir em diferentes ações e canais digitais para consolidar o relacionamento com o público, fortalecendo a marca e ampliando as oportunidades de vendas.

Neste contexto, podemos definir o marketing digital como o responsável pelas buscas das soluções dos desejos, dores e necessidades da persona do seu negócio. Por intermédio de uma comunicação personalizada e direta para o público correto, no momento oportuno, se expande a presença digital, a autoridade, o engajamento com a audiência e, consequentemente, as vendas.

No próximo tópico você vai, portanto, conhecer as principais estratégias de marketing para e-commerce. Confira!

As 06 principais estratégias de marketing digital para e-commerce

Agora que você já sabe o que são e para que servem as estratégias de marketing digital para e-commerce, conheça agora as 06 principais.

1. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são os principais canais de comunicação entre o consumidor e a marca. Em razão disso, são fundamentais para o sucesso de qualquer e-commerce. No entanto, não basta ter uma ou mais mídias sociais, é necessário construir uma presença relevante para alcançar mais clientes.

São diversas as opções para investir, dentre as principais, destacam-se:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • Pinterest;
  • YouTube.

Vale destacar que, dependendo do nicho, algumas tendem a ser melhores apostas do que outras. É o caso, por exemplo, do ramo de gastronomia. Um e-commerce que vende doces, pode investir em vídeos de receita, no TikTok e no YouTube. Já um nicho de roupas, pode embarcar no Pinterest para mostrar mais o lado visual das suas peças.

2. Aposte no Marketing de Influência

O marketing de influência é uma excelente estratégia para ampliar as vendas e consolidar a marca. A prática consiste na parceria com influenciadores digitais para atrair mais público. No entanto, é fundamental buscar pelo influenciador que tenha a ver com os produtos ou serviços que o seu e-commerce oferece, pois assim será mais simples de encontrar clientes em potencial.

Caso o seu nicho seja materno, por exemplo, um influenciador da área fitness, provavelmente não irá trazer os resultados esperados. Ainda que ele seja seguido por mulheres mães, a maioria dos usuários que o acompanham está interessado em produtos para emagrecimento, roupas de academia e assim por diante. Por esta razão, é importante buscar pelas pessoas com autoridade no seu ramo.

3. Invista em anúncios

O tráfego orgânico pode trazer bons resultados, muitas vezes, além do esperado. Contudo, contar só com ele pode limitar a sua loja de alcançar mais pessoas interessadas no seu negócio. Os anúncios feitos em redes sociais e por meio do Google Ads são bem vantajosos, pois têm o objetivo de atingir milhares de usuários em uma única publicação.

Para isso, criativos, ou seja, imagens bem trabalhadas e uma boa copy podem ser utilizadas para chamar a atenção da audiência, fazendo com que a sua estratégia de marketing para e-commerce seja ainda mais eficaz e assertiva.

4. Construa campanhas de remarketing

As campanhas de remarketing são ações que ajudam a otimizar o dinheiro investido em anúncios. Por meio delas, é possível atingir os usuários que já tiverem algum tipo de contato com a sua loja, mas que, por qualquer motivo, não efetuaram nenhuma compra.

Ao mostrar esse novo anúncio para essas pessoas, as chances de ampliar as vendas são multiplicadas. O remarketing pode ser feito com o Facebook e com o Google Ads, uma vez que são capazes de identificar os usuários que visitaram a página ou se interessaram por algum de seus produtos.

5. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente estratégia, e costuma trazer bons resultados para o e-commerce. Inclusive, dependendo do nicho de atuação, esse tipo de estratégia pode ser ainda mais eficiente para a venda e anúncios de produtos do que as próprias redes sociais.

Por intermédio dessa ferramenta, é possível impulsionar as vendas e ainda cativar os consumidores. No entanto, para isso, é preciso que o conteúdo do e-mail seja relevante e o assunto deve despertar a atenção dos leitores.

6. Não se esqueça do SEO

Por fim, e o mais importante, não se esqueça do SEO (Search Engine Optimization). A estratégia é fundamental para que o seu e-commerce apareça entre os principais resultados das pesquisas realizadas no Google. Em outras palavras, quanto melhor colocada a sua loja estiver no ranqueamento dos mecanismos de busca, mais acessos ela terá e maior serão as chances de vendas.

No entanto, para que isso seja possível, as boas práticas de SEO devem ser levadas à risca. Palavras-chave, site responsivo, URLs amigáveis e conteúdo relevante são alguns dos fatores primordiais para o sucesso do seu negócio.

Vale destacar que este tipo de estratégia funciona a médio e longo prazo. Isso significa que a utilização constante das técnicas auxiliarão até mesmo no tráfego orgânico da sua página. Entretanto, usá-las para todas as dicas que deixamos acima, tende a ser a melhor aposta.

Coloque as estratégias de marketing digital para e-commerce em prática!

Ao fim deste artigo, podemos concluir que se você não investir no diferencial da sua loja e não buscar alternativas para tornar os seus produtos e serviços mais atrativos, a concorrência será muito grande.

Para se destacar dos demais é bem simples, basta colocar as estratégias de marketing digital para e-commerce em prática. Desta forma, você eleva o nível da loja e se torna mais visível no mundo digital.

Se você gostou do conteúdo, deixe o seu comentário e compartilhe para que outras pessoas conheçam as estratégias que deixamos aqui. Para estar sempre atualizado sobre os assuntos que publicamos aqui, assine a nossa newsletter e não deixe nenhuma dica passar despercebida. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

Escreva Um Comentário