E-commerce

E-commerce: tendências de consumo 2023

Não é surpresa para ninguém que o comportamento dos consumidores pode apresentar mudanças significativas ano após ano. Isso acontece devido às novidades que surgem tanto no comércio físico quanto no digital, alterando a forma como as compras são realizadas.

Por esta razão, as expectativas das tendências de consumo 2023 para o e-commerce são bem positivas.

As compras online têm apresentado uma grande evolução no país e, por isso, novas estratégias associadas às vendas, marketing e distribuição são as responsáveis por fazer com que esse consumo digital cresça cada vez mais.

Segundo uma matéria publicada no G1, os últimos 2 anos modificaram profundamente os hábitos dos consumidores que passaram a comprar muito mais pela internet. A tendência é que, para o próximo ano, as tecnologias sejam ainda mais alinhadas para que os negócios digitais alcancem resultados ainda maiores.

De acordo com esse mesmo artigo, mais importante que seguir as tendências de consumo, é conhecê-las e aplicá-las de forma correta. Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar quais são as tendências de consumo 2023 para o e-commerce e como aplicá-las. Continue com a gente!

Por que preparar o seu e-commerce conforme as tendências de consumo 2023?

O comércio eletrônico pode passar por muitas transformações em um curto período de tempo e, por esse motivo, estar atento às mudanças do segmento é fundamental para manter-se atualizado no mercado.

A cada ano que passa, as compras do mundo virtual ganham mais importância e, segundo um levantamento realizado pela Smarthint, as vendas do e-commerce nos primeiros 5 meses do ano de 2022, comparados ao mesmo período de 2019, isto é, antes da pandemia, obtiveram um aumento de 785% em seu faturamento.

Diante desses dados, é possível perceber que o crescimento foi imenso e pelos novos hábitos gerados tudo indica que o e-commerce que não se atualizar, ficará para trás.

Ecommerce: 5 tendências de consumo 2023

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, juntamente a empresa de marketing e tecnologia Dito, revelou as principais tendências de consumo 2023, vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

1. Experiência Omnichannel

A experiência omnichannel é composta de uma variedade de canais que se completam, permitindo que os consumidores comprem virtualmente e retirem presencialmente, por exemplo.

Outra possibilidade do omnicanal é pesquisar um determinado produto em uma loja física e comprá-lo pela loja virtual, ou seja, as lojas devem se conectar independentemente de onde o cliente prefira fazer a compra.

De fato, a pesquisa da Opinion Box revelou que 84% das pessoas não veem o mercado online e presencial como concorrentes, mas sim como uma complementação um do outro.

Dentre as possibilidades da experiência Omnichannel, estão:

  • Pesquisar o preço na loja física e adquirir o produto pela internet;
  • Pesquisar o preço pela internet e comprar o produto na loja física;
  • Comprar online e retirar na loja;
  • Comprar na loja e receber em casa;
  • Tirar as dúvidas com o atendimento virtual e comprar presencial;
  • Conversar com o atendente na loja física e comprar pela internet.

Se além do seu e-commerce você também tiver uma loja física, seguir a tendência omnichannel torna o processo de compra mais prático e econômico.

2. Social commerce – as compras pelas redes sociais

Uma outra tendência de consumo 2023, é o social commerce, que consiste no processo de vender diretamente pelas redes sociais ou iniciar a venda por elas e migrar para o e-commerce.

Ainda com base na pesquisa da Opinion Box/Dito, os números mostram que:

  • 58% dos consumidores já compraram pelo WhatsApp;
  • 47% dos consumidores já compraram pelo Instagram;
  • 36% dos consumidores já compraram pelo Facebook;
  • 20% dos consumidores já compraram pelo Youtube;
  • 10% dos consumidores já compraram pelo Tik Tok.

Por meio desses dados é possível notar que o WhatsApp e o Instagram são as redes sociais preferidas quando o assunto é comprar online.

Além disso, as transmissões ao vivo também têm proporcionado uma excelente conversão das marcas, pois 4 a cada 10 entrevistados afirmam ter adquirido algum produto ou serviço após assistir uma live.

3. Personalização do atendimento

Como mencionamos, as compras pelas redes sociais são bem atrativas. No entanto, a pesquisa ainda constatou que a personalização do atendimento é um ponto que merece mais atenção e tem crescido e conquistado os usuários.

Aquele momento em que a marca se relaciona com o cliente, de acordo com os dados que foram recolhidos pela inteligência artificial, oferecendo um conteúdo exclusivo e com base em suas preferências, ela agrada cerca de 72% das pessoas que esperam ser reconhecidas pela empresa como um indivíduo único.

Para o e-commerce se manter competitivo, é fundamental que ele estabeleça novas formas de engajar os seus clientes e fidelizá-los por meio da construção de um relacionamento real.

4. Implementação da tecnologia na jornada de compra

Por fim, um dado muito importante da pesquisa revela que 86% dos consumidores acreditam que a implementação da tecnologia na jornada de compra é determinante para um processo mais simples e eficaz.

Abaixo, algumas das tecnologias mais usadas nas vendas:

  • QR Codes;
  • Carteiras digitais para pagamentos;
  • Chatbots;
  • Provadores virtuais;
  • Realidade aumentada/virtual.

Para que essas tendências de consumo 2023 sejam implementadas da maneira correta, é fundamental que os e-commerces aproveitem a tecnologia em diversas áreas, auxiliando na jornada de compra e facilitando a decisão do cliente.

5. Mobile commerce

De acordo com o relatório Webshoppers, realizado pela consultoria NielsenIQ Ebit, 53,8% dos consumidores brasileiros utilizam o celular para realizar compras.

Com a consolidação do PIX como o meio de pagamento mais usado no país, segundo um artigo publicado pelo G1, essa proporção tende a aumentar ainda mais, tornando-se uma das principais tendências de consumo em 2023.

Por esta razão, se o seu e-commerce ainda não for responsivo, é o momento de investir nessa melhoria.

Tudo pronto para o seu e-commerce aproveitar as tendências de consumo 2023?

Para que o seu e-commerce tenha sucesso em 2023 é necessário estar bem atento às tendências de consumo que mostramos aqui.

Lembre-se que, é fundamental se atualizar para não ficar para trás e, seguindo as nossas dicas, a sua loja virtual terá resultados ainda melhores nos próximos anos.

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Formada em Marketing e apaixonada por comunicação. Atuo na Wave Commerce como Analista de Marketing & Produtora de Conteúdo Web para E-mail Marketing, Blog e Materiais Ricos

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