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Como a Copa do Mundo pode impulsionar as vendas no E-commerce?

Que as datas comemorativas podem influenciar de forma direta nas vendas online, você provavelmente já sabe. No entanto, neste ano, temos um evento ainda maior que tende a ser responsável pelo aumento do consumismo: a Copa do Mundo.

De acordo com um dado disponível no Site CNN Brasil, o e-commerce deve se beneficiar com a Copa do Mundo 2022, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Esse levantamento projeta um faturamento total próximo de R$170 bilhões no ano de 2022, pelo impulsionamento de compras online durante a Copa do Mundo e, por esta razão, é fundamental que você esteja atento a estas projeções para aproveitar essa data ao máximo no seu e-commerce.

Neste conteúdo, vamos te mostrar como a Copa do Mundo pode impulsionar as vendas no e-commerce e como lucrar ainda mais com essa sazonalidade. Vamos lá?

Qual é a importância da Copa do Mundo para o e-commerce?

A Copa do Mundo tem forte influência tanto no ambiente físico como no digital. Para se ter uma ideia, de acordo com a FIFA, a Copa do Mundo de 2014 contou com 3,2 bilhões de espectadores em todo o mundo e 280 milhões de pessoas assistiram aos 64 jogos pela internet.

Entretanto, não foi somente para acompanhar as disputas que as pessoas usaram os meios digitais. Segundo dados da Ebit, trazidos pelo Site E-commerce Brasil, no ano de 2014, o e-commerce apresentou um aumento de vendas significativo, com faturamento de R$35,8 bilhões.

De acordo com esse mesmo levantamento, a movimentação apresentou um crescimento de 24% comparado ao ano de 2013. O segmento também contou com 51,5 milhões de consumidores únicos, sendo destes, 10,2 milhões de novos compradores.

Posto isto, fica claro o quanto a Copa do Mundo é uma excelente aliada aos lojistas e pode oferecer um consumo acelerado durante o período. Sendo assim, é importante que você prepare o seu e-commerce para a ampliação das vendas e não deixe a oportunidade passar.

Vamos ver de maneira detalhada como fazer isso? Acompanhe!

5 dicas para lucrar com o seu e-commerce na Copa do Mundo

Muito além da Copa do Mundo, que entra no segundo semestre como um dos principais eventos responsáveis por alavancar as vendas, temos também a retomada das atividades econômicas, após o período de crise, e ainda o mês da Black Friday, no qual a sexta feira de ofertas vem em seguida da estréia do Brasil na competição.

Por esses fatores, a expectativa de vendas no e-commerce tende aumentar ainda mais e a sua loja não pode ficar de fora, não é mesmo? Afinal, oportunidades conectadas dessa forma não acontecem com frequência.

Vamos, portanto, às 5 dicas para lucrar com o seu e-commerce na Copa do Mundo? Confira:

1. Invista em campanhas temáticas da Copa do Mundo

Investir em campanhas temáticas no período da Copa do Mundo pode ser uma excelente aposta. No entanto, é preciso planejar as ações e ter muito cuidado com os termos e símbolos oficiais do evento. Caso você não tenha conhecimento, existem algumas restrições quanto ao seu uso.

Entretanto, ainda com as restrições, é possível criar uma campanha para associar com a data, sem violar os direitos de propriedade intelectual da FIFA.

Se o seu e-commerce é voltado ao nicho de decoração, por exemplo, você pode criar conteúdos como: “dicas de como decorar a casa na Copa do Mundo”, ou ainda associar os seus produtos que tem mais conexão com o mundo do esporte.

2. Planeje conteúdos relevantes sobre o tema

Ainda sobre a questão de elaboração de conteúdos, uma boa estratégia para atrair consumidores engajados durante a Copa do Mundo, é planejar ideias associadas ao tema, seja por meio de artigos, vídeos, imagens, dentre outros.

Você pode compartilhar conteúdos informativos ou até mesmo divertidos que mesclem a Copa do Mundo com o seu segmento de mercado, aumentando a visibilidade da marca e as vendas no decorrer do evento.

3. Ofereça brindes nas vendas realizadas durante a Copa

É claro que, nem sempre o nicho do seu e-commerce irá se encaixar com os produtos usados na Copa. Por essa razão, é interessante investir em brindes que remetem ao evento durante o período.

Para isso, você pode oferecer:

  • Camisetas do Brasil;
  • Bolas de futebol;
  • Figurinhas do álbum da Copa.

A sua criatividade é o que conta nesse momento e o critério para ganhar o brinde também.

4. Crie promoções sazonais

Além dos brindes, outra coisa que chama a atenção do consumidor é uma boa promoção e por isso, as marcas de uma forma geral tem investido em promoções válidas no decorrer do Campeonato.

Uma dica é investir em promoções nos dias em que o Brasil for jogar. Vale também aplicar descontos com base no placar anterior da seleção, por exemplo.

Ainda que o seu e-commerce não faça parte de nichos altamente impulsionados pela Copa, as suas chances de venda também podem se ampliar bastante ao aplicar as estratégias certas. Portanto, fique de olho nas datas da Copa.

5. Tenha atenção à concorrência

Aqui, a dica não é copiar do outro e sim, ter atenção ao que está funcionando no mercado, em outras palavras, é o momento de praticar o benchmarking.

Ter atenção aos passos da concorrência, é essencial para melhorar as suas estratégias e colocá-las em prática, seguindo a linha de raciocínio de outras lojas do mesmo segmento.

Essa dica é fundamental, mesmo quando não ocorrer nenhum evento importante, afinal, é essencial estar ligado no que os seus concorrentes estão investindo, para que o seu e-commerce não fique desatualizado.

Tudo certo para ampliar as vendas do seu e-commerce durante a Copa do Mundo?

Como você percebeu, a Copa do Mundo é uma excelente oportunidade para ampliar as vendas do seu e-commerce. Tudo o que você precisa fazer é planejar e colocar em prática as dicas que deixamos aqui.

Não se esqueça que essas ações podem ser adaptadas em qualquer outra data sazonal ou mesmo quando não existir nenhum evento comemorativo.

É fundamental estar sempre atento às novas estratégias para o sucesso do seu e-commerce, pensando sempre em se destacar e ganhar mais autoridade no mercado digital.

Curtiu nosso conteúdo? Fique ligado em nossas próximas dicas e informações sobre o mundo do e-commerce. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Formada em Marketing e apaixonada por comunicação. Atuo na Wave Commerce como Analista de Marketing & Produtora de Conteúdo Web para E-mail Marketing, Blog e Materiais Ricos

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