Marketing digital

Campanha Dia dos Namorados: 08 dicas para o seu e-commerce ter sucesso na data!

Comprar pela internet é um hábito que já faz parte da rotina das pessoas, especialmente quando o assunto são datas comemorativas. Em razão disso, aproveitar as sazonalidades é uma excelente forma de impulsionar as vendas do seu e-commerce.

Com a proximidade do Dia dos Namorados, é fundamental investir em estratégias de marketing digital para destacar a sua loja virtual dos concorrentes, uma vez que grande parte dos sites irão, de alguma forma, chamar a atenção dos consumidores no dia 12 de junho.

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos dicas para aprimorar a sua Campanha do Dia dos Namorados e fazer com que os lucros desta data sejam acima dos obtidos em dias comuns. Isso porque, a comemoração é uma das mais importantes do primeiro semestre, conforme o calendário e-commerce 2023.

Para que o seu e-commerce esteja preparado para ampliar as vendas no período, continue a leitura deste artigo e descubra as principais ações que podem ser colocadas em prática para que a sua Campanha do Dia dos Namorados seja um sucesso! Vamos juntos?

Por que investir na Campanha do Dia dos Namorados?

Além de se tratar de uma data apaixonante, na qual as pessoas investem nos mais diversos tipos de presentes para agradar à pessoa amada, o dia 12 de junho também é uma oportunidade para o crescimento das vendas do seu e-commerce.

Para se ter uma ideia da grandeza dessa sazonalidade, em 2021, segundo o site E-commerce Brasil, as lojas virtuais faturaram 28% a mais que em 2020. Ou seja, as vendas no Dia dos Namorados crescem a cada ano.

Além disso, o comportamento de compra do consumidor atual, é movido pelo ambiente on-line, isto é, grande parte das pessoas preferem adquirir itens pessoais ou presenteáveis pela internet, especialmente usando o smartphone.

Seja pela praticidade na hora da compra, ou pela comodidade de receber os produtos em casa, os e-commerces estão sendo cada vez mais procurados na hora das novas aquisições.

Por esta razão, deixar de aproveitar datas comemorativas, não é uma boa opção, se você deseja aumentar a receita durante esses períodos. Por isso, acompanhe as dicas que deixamos para que você fature mais com a Campanha do Dia dos Namorados.

08 dicas para a sua Campanha do Dia dos Namorados

Abaixo, deixamos 08 dicas para a sua Campanha do Dia dos Namorados. No entanto, é válido destacar que, antes de aplicar as sugestões abaixo, é fundamental:

  • testar a sua plataforma, assegurando que não haverá instabilidade durante a campanha;
  • conferir o estoque, para que os produtos comprados estejam disponíveis;
  • alinhar prazos com fornecedores, para não ocorrer atrasos;
  • ter atenção à logística do e-commerce, para que o consumidor possa confiar no prazo de entrega e não receber a compra após a data.

Feito isso, você está pronto para colocar nossas dicas em prática! Lembre-se de utilizar as que mais fizerem sentido para o seu e-commerce. Confira!

1. Tenha uma categoria de presentes por faixa de preço

Em datas comemorativas, é importante definir categorias de presentes em seu e-commerce. Em outras palavras, no mês dos namorados, você pode criar uma seleção de presentes para homens e mulheres e dividi-la por faixa de preço.

Desta forma, os consumidores, além de encontrarem produtos mais facilmente, também podem selecionar os valores que cabem no orçamento. Uma maneira de atrair mais visitantes, é apostar em banners e e-mail marketing, sugerindo que conheçam essas categorias especiais.

2. Crie um guia de presentes

Esta é outra dica válida, não somente para a campanha do Dia dos Namorados, como também para outras ocasiões. O guia de presentes costuma trazer excelentes resultados, uma vez que, nas lojas físicas, os consumidores, normalmente, recebem auxílio dos profissionais na hora de escolher presentes. No e-commerce, é o guia quem faz este papel.

Você pode desenvolver um guia com presentes por faixa de preço, estilo da pessoa amada, itens masculinos e femininos, ou até mesmo, com base nos gostos pessoais, como, por exemplo: “presentes para a namorada que gosta de dançar”, ou “presentes para o namorado que pratica esportes.”

Em cada uma dessas apresentações, devem ser colocados os itens que condizem com a categoria, isto é, para o namorado esportivo, produtos como meias de futebol, camisas de time ou bolas, devem ser inseridos.

3. Ofereça kits de produtos

Com o objetivo de oferecer sempre soluções completas aos consumidores, o kit de produtos é uma ótima estratégia, que vai além das sazonalidades. Com este tipo de oferta, as chances de ampliar as vendas e aumentar o tíquete médio são altas.

Para a campanha do Dia dos Namorados, é possível criar uma página com combos de produtos presenteáveis e ainda garantir embalagens temáticas e cartões com dedicatórias. Desta forma, o cliente leva, por exemplo, o perfume junto ao creme hidratante, em uma caixa especial.

4. Use a campanha para captar mais leads

Uma das razões pelas quais as datas comemorativas são chances de ampliação de vendas, é, justamente, porque você pode desenvolver materiais que atrairão mais visitantes à loja, nestas ocasiões.

Um conteúdo interativo, como um quiz de namorados, por exemplo, irá captar dados e fornecer ao seu e-commerce uma lista de clientes segmentada com os seus interesses. Com essa lista, é possível disparar e-mail marketing antes das principais datas, para que as pessoas fiquem por dentro das ações que ocorrerão em sua loja virtual.

Este tipo de captação pode ser feita por meio de ferramentas de automação de marketing, como as landing pages, por exemplo, convidando o usuário a responder um questionário ou realizar o cadastro para ter acesso a conteúdos privilegiados.

5. Forneça brindes e cupons de desconto

Brindes e cupons de descontos devem estar presentes em qualquer campanha estratégica. No Dia dos Namorados, os brindes para o casal, costumam fazer muito sucesso, como: “compre a camiseta masculina e leve a feminina”. Os cupons para compras acima de determinado valor, também são excelentes formas de conversão.

6. Interaja com os usuários

A campanha do Dia dos Namorados tende a ser muito melhor se o seu e-commerce interagir com os usuários. Um concurso, ou promoção nas redes sociais, podem ser muito benéficas. Incentivar os casais a enviarem fotos e escreverem textos com uma hashtag definida por você, amplia mais a visualização da sua loja.

Por isso, chame os seguidores para gerar conteúdo sobre o Dia dos Namorados e interaja com eles. Assim, além de se ampliar as chances de aquisição, ainda se cria um relacionamento com o consumidor.

7. Invista em campanhas plurais

Ainda que a maioria das ações de Dia dos Namorados sejam, exclusivamente, para casais, o seu e-commerce pode investir nas campanhas plurais, ou seja, alcançar outros públicos na data.

Para isso, basta apostar em conteúdos que falam sobre amor-próprio, família ou sobre a amizade, por exemplo. Desta forma, a sua campanha irá falar sobre as mais diversas formas de amor.

8. Não se esqueça das embalagens especiais

Por se tratar de uma data na qual as pessoas presenteiam umas às outras, a embalagem é algo que não pode ser esquecida. Isso porque, todo presente começa pelo embrulho, não é verdade? É por meio dele que os itens ganham um toque especial e as surpresas acontecem.

Em razão disso, o ideal é que seu e-commerce tenha opções de embalagens para presente, assim que o produto for colocado no carrinho. É claro que você pode cobrar pelo pacote, porém, caso tenha possibilidade de oferecê-lo como mimo, não hesite.

Aplique as nossas dicas e tenha sucesso na Campanha do Dia dos Namorados do seu e-commerce!

Uma coisa ficou bem clara: sugestões não faltam, concordam? No entanto, antes de aplicar as nossas dicas, lembre-se de que um bom atendimento ao cliente, garante a fidelização e ainda amplia as taxas de recompra. Por isso, ofereça ao consumidor, muito mais que opções de presentes em datas comemorativas. Tenha um atendimento completo e humanizado.

Aproveite a data romântica para conquistar os visitantes da sua loja virtual, tirando as suas principais dúvidas e organizando o seu e-commerce para que a experiência de compra seja sempre a melhor possível.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe com outras pessoas e deixe o seu comentário. Será um prazer saber quais as estratégias que a sua loja usa na campanha do Dia dos Namorados e qual a sua opinião a respeito das sugestões que deixamos aqui. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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