Marketing digital

Campanha de Dia das Crianças: 7 estratégias para criar a sua!

Mais uma data presente no Calendário E-commerce se aproxima! O dia 12 de outubro, no qual se comemora o Dia das Crianças, está chegando e, com ele, a expectativa do lucro da sazonalidade também.

Diferentemente das demais comemorações, essa é uma que gera muitas dúvidas, isso porque, muita gente acredita que, por não vender brinquedos ou artigos infantis, deve ficar de fora da Campanha de Dia das Crianças.

Entretanto, muito se engana quem pensa assim! É evidente que os e-commerces que trabalham com o público infantil acabam tendo mais oportunidades de aumentar as vendas. Contudo, isso não significa que seja um dia comum para os demais segmentos.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a data não faz referência somente às crianças, mas sim a todo o universo infantil. Em outras palavras, não há uma regra que defina o dia apenas para menores de 15 anos, mas sim, a todos que, de alguma forma, não perderam a vontade de se aventurar e se divertir, independentemente da idade.

Além disso, vamos combinar: qual adulto não gosta de uma campanha promocional? Inclusive, algumas pessoas esperam pelas comemorações para buscar pelos produtos que precisa e efetuar suas compras on-line. Em razão disso, neste artigo, você vai aprender a montar a sua Campanha de Dia das Crianças, sendo ou não do nicho infantil.

Vamos lá?

Por que o seu e-commerce deve criar uma Campanha de Dia das Crianças?

Assim como as campanhas para o Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal, por exemplo, a Campanha de Dia das Crianças deve ser criada pelo seu e-commerce. Isso porque, é comum que nessas datas, os consumidores gastem mais, seja com presentes ou itens de consumo próprio.

Como mencionamos anteriormente, o consumidor atual já espera pelas sazonalidades para realizar suas compras. Isso se dá pelo fato de estarem cada vez mais conectados e por dentro dos períodos promocionais.

Em razão disso, este é o primeiro ponto que deve ser considerado. Ou seja, ainda que o seu e-commerce não trabalhe com artigos infantis, apostar na Campanha de Dia das Crianças é fundamental para fomentar as vendas.

Ademais, a data também é uma grande oportunidade de conquistar novos clientes. Isso porque, as pessoas que compram em e-commerce infantil, talvez nem conheçam o seu, e assim, ao criar uma Campanha de Dia das Crianças, você pode chamar a atenção desses possíveis clientes. Afinal, são os adultos que compram, não é verdade?

Por outro lado, pensando no e-commerce que trabalha com artigos infantis, a data é ainda mais importante. Isso porque, não são só os pais que compram presentes para as crianças, é possível vender para os padrinhos, tios, amigos e assim por diante, aumentando o faturamento de maneira expressiva.

Vale lembrar que, se o seu e-commerce dispõe de itens como brinquedos ou roupas para as crianças, a campanha irá promover o seu negócio e fortalecer a marca. Além disso, é importante lembrar que caso você não crie a sua Campanha de Dia das Crianças, outros e-commerces irão criar e, sendo assim, as chances de ficar para trás são enormes. Pense nisso!

7 Estratégias para criar a sua Campanha de Dia das Crianças

Presentes para Crianças de Todas as Edidades

Agora que você entendeu a importância de criar a sua Campanha de Dia das Crianças, chegou o momento de conhecer 7 estratégias que lhe ajudarão nessa missão.

No entanto, vale destacar que o fato do seu e-commerce não oferecer produtos infantis não significa que a campanha será inválida. Da mesma forma que, se o seu negócio trabalhar com o público infantil, não há garantia de ampliação das suas vendas no período.

Isso porque, o que determina o sucesso de qualquer campanha é o planejamento e as estratégias que mais se adéquem a sua loja on-line. Por isso, é importante adotar apenas as sugestões abaixo que forem válidas ao seu negócio. Acompanhe!

1. Faça um planejamento

Embora talvez você já esteja acostumado a criar campanhas, é necessário sempre se planejar. O planejamento para a campanha de Dia das Crianças, por exemplo, deve considerar:

  • quais produtos entrarão em promoção ou terão descontos;
  • qual será a porcentagem de redução em cada mercadoria;
  • que tipo de propaganda será feita e para qual público será direcionada (adultos ou crianças);
  • quanto tempo a campanha ficará ativa;
  • em quais canais ela será divulgada.

Além disso, é importante se atentar ao estoque de produtos e fornecedores. Ou seja, é preciso verificar se o e-commerce tem produtos o suficiente e, caso não tenha, se os fornecedores conseguem atender altas demandas rapidamente.

2. Crie promoções e descontos

Promoções e descontos, apesar de muita gente confundir, não possuem a mesma definição. A promoção dispõe de uma conotação mais publicitária, ou seja, é quando o produto se apresenta em um valor diferente devido à sazonalidade. Já o desconto, é uma ação pontual, na qual se extrai uma porcentagem do preço final em compras acima de um valor, ou ao adquirir mais de 1 item.

Como dito acima, em grande partes das campanhas, as promoções são bem válidas. No entanto, o desconto ao atingir um certo valor ou ao comprar mais produtos, é interessante também para aumentar o ticket médio do seu e-commerce. Vale a pena avaliar qual opção trará mais resultados.

3. Aposte nos combos e brindes

Além das promoções e descontos, algo que costuma chamar muito a atenção dos consumidores nas campanhas são os combos e os brindes. Os combos, como você deve imaginar, é o “compre 1 e leve outro”, este “outro” pode ser um brinde ou até mesmo um item de menor valor.

Pensando nos pais que tem mais de um filho, os combos costumam ser alternativas viáveis e que geram bons resultados. Já os brindes, consistem em itens enviados junto a mercadoria ou até mesmo cupons para serem usados nas próximas compras.

4. Ofereça frete grátis

Sempre falamos por aqui sobre a oferta do frete grátis. No entanto, também gostamos de frisar que de nada adianta oferecer a entrega gratuita se isso irá impactar negativamente no financeiro do seu e-commerce.

Caso seja possível investir nessa estratégia na Campanha de Dia das Crianças, vá em frente! Isso porque, o valor do frete costuma ser um fator decisivo na hora de finalizar as compras on-line. É comum que os consumidores busquem pela gratuidade da entrega ou um valor mais acessível.

Além disso, o frete grátis ajuda na ampliação da visibilidade do seu e-commerce, pois a medida que os consumidores são atraídos pelo benefício, acabam optando pelo seu negócio, ao invés da concorrência.

5. Facilite o processo de compra

Uma estratégia que deve ser sempre colocada em prática, independentemente de sazonalidades, é a facilidade no processo de compra. Em outras palavras, quanto mais simples de adquirir um produto em sua loja, mais os consumidores tendem a não deixar o carrinho abandonado.

Para isso, é fundamental que você invista em um atendimento Omnichannel, no qual os todos os canais do e-commerce são integrados, facilitando a jornada de compra do consumidor. Ou seja, o cliente pode adquirir on-line e retirar na loja física, caso haja, e pode se comunicar e tirar as dúvidas pelo site, WhatsApp, Redes Sociais e afins.

6. Crie conteúdo e promoções nas redes sociais

Atualmente, não basta aplicar estratégias de marketing apenas no site. É imprescindível criar conteúdo e promoções também nas redes sociais. Isso porque, o consumidor tem sido bem ativo nas redes e até preferem comprar e tirar dúvidas pelo Instagram e o WhatsApp que diretamente nas lojas.

Além disso, o conteúdo, muitas vezes, é o que atrai o cliente para o site e fortalece a marca, dando mais visibilidade e credibilidade ao negócio.

7. Invista em uma campanha que traga nostalgia e diversão

Por fim, e não menos importante, é necessário investir em uma Campanha de Dia das Crianças que traga nostalgia e diversão ao público.

Na hora de planejar a sua comunicação, é importante considerar aquilo que você deseja transmitir ao seu público. Se pensarmos, por exemplo, em um e-commerce que não trabalha com artigos infantis, uma forma de captar a atenção das pessoas é fazendo com que elas voltem a infância ou se divirtam com a sua criatividade.

Assim, você provoca sentimentos de nostalgia e diversão, e torna a sua campanha mais atrativa, aumentando assim, o número de visitas no site e, consequentemente, a receita do negócio.

Tudo certo para começar a sua Campanha de Dia das Crianças?

O dia 12 está logo ali, por isso, escolha as estratégias que fazem mais sentido ao seu e-commerce e coloque-as em prática. Esperamos que as nossas sugestões atendam as expectativas do seu público e tragam resultados positivos.

Lembre-se que, muito mais que a Campanha de Dia das Crianças, a sua loja virtual deve estar sempre ligada às tendências para não perder nenhuma oportunidade. Além disso, é fundamental consultar sempre o calendário e-commerce para não deixar nenhuma sazonalidade escapar.

Caso tenha alguma sugestão para agregar ao nosso artigo, comente abaixo. A sua opinião é sempre muito bem-vinda. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas consigam se preparar para a Campanha de Dia das Crianças. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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