E-commerce

Omnichannel para e-commerce: o que é e como aplicá-lo?

Em uma era na qual a comunicação é imprescindível para qualquer tipo de negócio, o omnichannel para e-commerce chega para revolucionar ainda mais. Por meio dele, falar com os consumidores se tornou uma tarefa super simples, isso porque, são diversas as formas de interação, como chat, e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens e assim por diante.

A implementação do conceito omnichannel traz inúmeras vantagens para a sua loja virtual, desde a facilidade de compra para o cliente, até a ampliação de vendas para o e-commerce. Além disso, trata-se de uma nova realidade que integra o mundo físico com o digital.

Considerando que nem todas as pessoas estão por dentro da tendência omnichannel, neste artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre o que ele é, quais suas vantagens e como utilizá-lo para garantir maior sucesso no seu negócio. Para ficar por dentro do assunto e sanar as suas principais dúvidas, continue a leitura!

O que é omnichannel para e-commerce?

Omnichannel para e-commerce é uma estratégia recente que surgiu com a finalidade de integrar os canais de comunicação. Em outras palavras, por intermédio dela, é possível receber uma determinada oferta por e-mail e realizar a compra pelo chat do site, por exemplo.

Além disso, é um tipo de sistema que não faz nenhuma diferença entre o comércio físico e o virtual, o cliente pode encontrar o item na internet e adquiri-lo presencialmente ou conhecê-lo na loja física e comprá-lo pelo site.

O conceito omnichannel traz ao consumidor uma verdadeira adaptação de mercado, uma vez que o cliente da atualidade é multicanal, ou seja, mescla informações do mercado digital com as do físico, comparando e escolhendo qual é o melhor ambiente para realizar as compras e ainda quais as melhores condições.

É importante destacar que o comportamento do consumidor mudou antes mesmo de as empresas se tornarem omnichannel. Isso porque, há muito tempo, os usuários já utilizam diversos canais de forma simultânea e, com isso, acabam se tornando mais exigentes. Esta é mais uma razão pelo qual as lojas virtuais precisam investir quanto antes na estratégia.

Quais são as principais vantagens do omnichannel para e-commerce?

A estratégia omnichannel oferece diversas vantagens, tanto ao consumidor, quanto ao e-commerce. A primeira delas consiste na ampliação das vendas, isso porque, o cliente consegue ter acesso as mais diversas formas de comunicação da loja com os usuários. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o e-commerce invista para manter a presença em todos os canais, transformando a comunicação em venda.

Por intermédio dos mais diversos canais de contato entre o cliente e o negócio, é possível comprar pelo método que for mais prático e conveniente para cada pessoa, sendo possível até mesclar as transações entre os ambientes físicos e virtuais. Com base nisso, podemos destacar como principais vantagens:

  • facilidade na captação de novos clientes: o maior benefício de se investir em omnichannel para e-commerce é a facilidade em interagir com os clientes dos mais diversos canais. Ao disponibilizar essa opção, a captação de novos clientes ocorre de forma mais simplificada, gerando mais leads por meio da facilidade em atrair e reter clientes;
  • aumento da taxa de conversão: ao disponibilizar mais canais de atendimento, a taxa de conversão tende a aumentar, uma vez que os clientes contarão com mais formas de interagir com a loja, aumentando as chances de retorno nas necessidades de compra;
  • melhoria na experiência do cliente: pelo omnichannel, o e-commerce contribui com mais facilidades, tornando melhor a experiência do cliente. Assim, ele não só retorna a loja, como também a indica a outras pessoas.
  • maior auxílio na coleta de informações: por fim, o omnichannel auxilia na captação dos dados referentes as preferências e comportamentos dos consumidores, além de absorver as métricas mais importantes para as próxima tomada de ações. Por meio da integração desses canais, os dados são mais confiáveis e geram um panorama de todos os passos dos clientes até a finalização de uma compra.

Além do que foi destacado acima, o omnichannel para e-commerce também amplia a comunicação entre os demais canais do processo de venda, como armazenamento, logística, distribuição, atendimento ao consumidor, banco de dados e marketing. Assim, é desfeita a diferença entre o comércio físico e o on-line.

A evolução desta tecnologia permite que os negócios estejam em presença constante, atraindo ainda mais clientes e os atendendo de forma mais assertiva, independentemente de onde estiverem. Desta forma, o e-commerce terá sucesso com a ampliação das vendas e dos lucros.

Como aplicar o omnichannel no e-commerce?

Para aplicar o omnichannel para e-commerce, é preciso, antes de tudo, ter a consciência de que o atendimento ao cliente deve estar sempre em primeiro lugar. Em outras palavras, toda e qualquer estratégia deve ser planejada para solucionar os problemas do cliente e satisfazê-los. Afinal, quanto melhor o atendimento, mais chances do consumidor retornar.

A fidelização do cliente é o maior objetivo do omnichannel para e-commerce e, para que isso ocorra, é fundamental se atentar a qualidade dos produtos oferecidos e as condições de compra. Assim, ao realizar um atendimento com base nesses fatores, a sua loja contará com o diferencial que manterá o cliente conectado a ela.

O omnichannel ainda não é uma realidade presente em todo o comércio e para implementá-la é necessária a combinação de investimentos tecnológicos, planejamento e instrução ao público. Para isso, é preciso, primeiramente, conhecer a persona do seu negócio para entender quais são as suas demandas.

Trabalhar o físico e o digital separadamente é algo antigo e, na estratégia omnichannel, ambos precisam ser vistos como uma experiência única, ou seja, devem se completar. As lojas físicas têm de distribuir produtos e capacitar profissionais para o atendimento dos usuários dos canais digitais. Para isso, é preciso otimizar o controle de estoque para maior eficiência e agilidade das entregas de produtos, além de logística, e parcerias contra fraudes.

Ademais, é fundamental investir em campanhas de marketing que mostrem o quanto a loja está presente nos mais diversos canais, facilitando a jornada de compra. Além disso, é importante ter um bom CRM para e-commerce, que auxilie na junção de dados dos clientes e identificação de gargalos no processo de compra, pedidos e logísticas para melhorar a experiência do seu público.

Invista no omnichannel para e-commerce!

Como vimos até aqui, o omnichannel para e-commerce vai muito além de uma tendência de consumo. A grande verdade é que apostar nessa estratégia é fazer com que a sua loja virtual esteja alinhada com a realidade dos consumidores. Uma vez que os clientes estão cada vez mais conectados, tendem a se identificar melhor com as empresas inseridas nos mesmos canais.

Por esta razão, é importante investir no omnichannel para que a sua loja não fique atrás da concorrência e ofereça a melhor experiência de compra aos seus clientes. No entanto, lembre-se que todo o processo de implementação do omnichannel para e-commerce tem que ser realizado conforme as leis legais. Para saber mais sobre elas, leia o nosso artigo: LGPD para e-commerce.

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Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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