E-commerce

Taxa de conversão no e-commerce: o que é e como calculá-la?

Assim como nas lojas físicas, onde diversas pessoas entram apenas para “dar uma olhadinha”, no comércio on-line não é muito diferente. Se você tem um negócio digital, sabe que nem todos os visitantes da sua página realizam uma compra, não é verdade?

No entanto, apesar de isso ser algo comum, é importante acompanhar a taxa de conversão do seu e-commerce, para saber se as suas estratégias estão sendo eficientes. Essas taxas são indicadores fundamentais para medir os resultados da sua loja on-line.

Por meio delas, você consegue identificar possíveis erros e buscar soluções que ajudem no aumento das conversões. Neste artigo, apresentaremos algumas sugestões de como fazer isso. Continue a leitura!

O que é a taxa de conversão do e-commerce e por que é importante calculá-la?

A taxa de conversão do e-commerce, consiste no cálculo de quantas pessoas passaram de uma etapa para outra, no funil de vendas da sua loja on-line. Em outras palavras, nem sempre a taxa de conversão será usada para medir somente as vendas realizadas.

Acompanhe a explicação a seguir:

Suponhamos que um visitante chegou à sua página do e-commerce e se deparou com uma série de opções. Dentre elas: seus produtos, informações sobre a loja, newsletter, blog e assim por diante. Este visitante em questão, não fez nenhuma compra, porém se inscreveu na newsletter para receber novidades e ofertas da sua loja.

Bingo! O seu e-commerce fez uma conversão, ou seja, o visitante avançou no final de vendas. Ele deixou de ser um visitante para se tornar um cliente em potencial, isto é, um lead. Caso ele retorne e faça uma aquisição em outro momento, a sua loja terá outra conversão, pois ele deixará de ser um lead, e se tornará um cliente.

O exemplo acima, mostra claramente que a conversão pode ser medida em diversas ações feitas em seu site. Basicamente, ela calcula tudo o que um usuário faz na sua página, seja baixar um material, preencher um formulário, adicionar um produto no carrinho ou realizar um compra.

Isso significa que, a conversão se dá por qualquer tipo de retorno trazido pelas estratégias de marketing para o e-commerce, sendo ele financeiro ou não. Em razão disso, calcular essa taxa é importante para um melhor desempenho dessas estratégias. Uma vez que você tem em mãos todas as informações necessárias, saberá o que precisa ser feito para melhorar cada etapa do funil.

Como calcular a taxa de conversão do e-commerce?

Para calcular a taxa de conversão do e-commerce é bem simples: independentemente de qual conversão será medida, é necessário dividir a quantidade de ações realizadas pelo número de usuários que a fizeram, e multiplicar o resultado por 100. Observe o exemplo abaixo:

Vamos imaginar que, em um determinado mês, seu site teve 10.000 visitas. Dessas 10.000 visitas, foram geradas 2.000 vendas. O cálculo deve ser feito assim:

2.000 vendas/10.000 visitas x 100 = 20%.

Logo, a taxa de conversão do mês foi de 20%.

Vale destacar que esse calculo deve ser feito em um período pré-determinado. Ou seja, normalmente se usa 30 dias para se chegar as conversões mensais.

O que é uma boa taxa de conversão do e-commerce?

Uma boa taxa de conversão tende a variar conforme cada estratégia aplicada, e de segmento para segmento. Posto isto, é importante que você saiba que não existe uma porcentagem específica de sucesso para a taxa de conversão do e-commerce.

Para você ter certeza se as taxas de conversão da sua loja on-line estão, de fato, boas, é fundamental pesquisar por dados do seu nicho de mercado e realizar um comparativo entre eles.

É importante lembrar que a taxa de conversão do e-commerce pode ser calculada sobre as inscrições em newsletter, os contatos que os visitantes fizeram com os vendedores, os cadastros preenchidos, as vendas realizadas e assim por diante.

Em razão disso, as taxas de conversão tendem a variar conforme os objetivos da loja e as estratégias aplicadas. Ou seja, esse tipo de indicador precisa de muita atenção durante o processo de análise.

Como melhorar a taxa de conversão do e-commerce?

Ainda que, conforme já explicado, não exista uma taxa de conversão pré-definida de sucesso. É importante ficar sempre atento e melhorar o desempenho das suas. Ou seja, sempre há espaço para crescer o lucro da sua loja virtual, concorda?

Por esta razão, deixamos abaixo 05 sugestões para que você consiga melhorar cada vez mais a taxa de conversão do seu e-commerce. Acompanhe!

1. Conheça bem o seu público

É fato que, tudo em seu e-commerce começa e termina pelo seu público. Por isso, é importante conhecê-lo bem, antes de aplicar qualquer tipo de estratégia. Definir a sua persona é o primeiro passo para atrair tráfego qualificado.

Após essa etapa, é interessante investir em anúncios nas redes sociais e não se esquecer das boas práticas de SEO para e-commerce. Esses métodos, quando feitos em conjunto, costumam trazer excelentes resultados para a loja on-line.

2. Melhore a usabilidade do seu site

A usabilidade do seu site implica diretamente na taxa de conversão. Isso porque, se uma pessoa não encontra o preço de um produto ou fica confuso sobre onde consultar o frete, ela pode desistir da compra.

Além disso, se o site do seu e-commerce não carrega de forma rápida ou não possui visualização simples para mobile, você dificulta a compra dos consumidores que utilizam dispositivos móveis e internet 4G.

Leia também: quando e por que mudar a plataforma de e-commerce

3. Faça testes A/B

Outra forma de melhorar taxa de conversão do e-commerce é investindo no teste A/B. Os testes A/B são muito importantes, pois mostram uma versão diferente da sua página para cada grupo de usuários.

No entanto, diferentemente do que a maioria imagina, o teste A/B não precisa de grandes mudanças. Basta modificar o posicionamento dos textos, cores e botões, por exemplo, para testar o que melhor funciona.

4. Utilize o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma excelente forma de aumentar a taxa de conversão do e-commerce. Por meio dele, você pode criar blogpost, artigos para redes sociais, newsletter e outras iniciativas semelhantes.

Os conteúdos ajudam na movimentação do funil de vendas, ou seja, faz com que o usuário entenda a sua necessidade e saiba qual produto ou serviço da sua loja irá atendê-la. Ademais, esse tipo de estratégia também auxilia para que o seu e-commerce tenha mais visibilidade e ainda se destaque da concorrência.

5. Monitore os resultados

Por fim, e não menos importante: você deve monitorar os resultados sempre, independentemente de qual seja a estratégia. E, aqui, não falamos apenas por melhorar a taxa de conversão do e-commerce, mas sim, para o êxito d qualquer ação colocada em prática.

Por meio da mensuração de resultados, você consegue entender quais os processos que precisam de alteração e quais estratégias estão gerando bons resultados.

Tenha atenção à taxa de conversão do seu e-commerce!

Até aqui ficou claro que é preciso ter atenção à taxa de conversão do seu e-commerce. Isso porque, existem diversas variáveis que precisam de acompanhamento e, convenhamos que gerenciar uma loja on-line nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Por isso, se você está preocupado com a sua taxa de conversão, é fundamental que siga as nossas sugestões acima. Lembre-se que o comportamento de compra do consumidor no e-commerce tem se modificado e, por isso, é importante atualizar a sua loja sempre com as tendências anuais.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo. Não se esqueça de compartilhar este artigo para que mais pessoas possam ser alcançadas. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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