E-commerce

CRM para e-commerce

Se você tem uma loja virtual, deve saber que o CRM para e-commerce é fundamental. Isso porque, trata-se de um instrumento que auxilia no desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados às necessidades dos consumidores. Além disso, está associado diretamente à fidelização do cliente.

Sabemos que para suprir todas as demandas necessárias de um e-commerce, é essencial que haja uma gestão eficiente. Neste contexto, o CRM entra para contribuir com o seu negócio. Em outras palavras, esse tipo de recurso é muito importante para uma administração mais eficaz do comércio online.

Neste artigo, você conhecerá de forma detalhada o que é o CRM para e-commerce e como ele pode ajudar em uma gestão de clientes mais eficiente, aumentando assim, a fidelização. Confira!

O que é CRM para e-commerce?

O CRM (Customer Relationship Management), em tradução livre, significa Gestão de Relacionamento com os clientes. Desta forma, podemos dizer que consiste em uma ferramenta para auxiliar o bom vínculo com os consumidores do mundo digital.

Embora essa definição seja um pouco genérica, as funções que o CRM promove são bem úteis. O sistema atua em diferentes pontos de contato do e-commerce, fazendo com que todas as etapas do negócio funcionem de forma equilibrada. Assim, por meio desse recurso, a loja consegue oferecer um bom atendimento ao cliente, durante a jornada de compra.

Em outras palavras, o CRM para e-commerce torna a gestão de relacionamento com o cliente mais ágil, fazendo com que a empresa não perca tempo com tarefas manuais, como o cadastro de dados dos consumidores, por exemplo. As planilhas de dados são trocadas por um sistema no qual todas as informações são encontradas em um único lugar.

Além da coleta e organização das informações sobre os clientes, o CRM ainda automatiza todos os contatos futuros entre a empresa e o consumidor. Desta forma, é possível ter a definição do tipo de ação que é necessário ter com esse cliente, considerando os dados que foram coletados.

Qual a importância do CRM para e-commerce?

Esse tipo de software permite que o gestor do e-commerce implemente um sistema integrado de gestão com foco no cliente. Assim, os resultados serão mais efetivos a curto, médio e longo prazo. Inclusive, é importante saber que o CRM não tem a função de apenas aproximar o consumidor da empresa, ele também auxilia na prospecção de novos clientes.

Isso ocorre porque, quanto mais o empreendedor conhece os clientes atuais, maiores são as chances de ele identificar os novos e saber a melhor maneira de atraí-los. Além disso, o sistema é integrado justamente para estar disponível em todos os setores da empresa. Ou seja, o suporte técnico, o marketing, o atendimento ao cliente, todos terão acesso.

Quando falamos em CRM, pode dar a impressão que somente grandes e-commerces precisam desse serviço. No entanto, essa é uma tecnologia que traz benefícios aos mais diversos segmentos e portes, uma vez que todos eles precisam conhecer o seu público-alvo e persona.

Dispor de um excelente atendimento e ainda entender as necessidades dos clientes, é uma das principais razões para um e-commerce se consolidar no mercado. Neste ponto, o CRM se torna a base de um negócio de sucesso.

Conheça alguns dos principais benefícios do CRM para e-commerce

Agora que você já sabe da importância do CRM para e-commerce, vamos destacar alguns dos principais benefícios desse recurso:

  • domínio da jornada de compra: a jornada de compra do consumidor tem início muito antes das compras serem colocadas no carrinho e o pagamento finalizado. No geral, essa etapa começa quando o consumidor passa a ter conhecimento sobre a sua loja virtual e entende que ela pode suprir as suas necessidades. O tempo entre esse primeiro momento e a conclusão da compra pode variar. No entanto, o CRM ajuda a conhecer o comportamento dos clientes nessa fase, fazendo com que o e-commerce possa oferecer uma experiência mais assertiva e de confiança;
  • maior eficiência nos processos: o CRM ajuda o gestor a conhecer melhor o seu cliente, por meio dos dados armazenados no sistema. Além disso, possibilita uma comunicação interna mais eficiente entre os setores, auxiliando em processos mais rápidos e de qualidade;
  • otimização de produtividade: a produtividade também pode ser otimizada com o CRM, isso porque, por intermédio dele, o gestor tem acesso aos pontos que precisam de mais ênfase. Embora o sistema tenha a finalidade de manter um relacionamento sólido com os clientes, também é possível utilizá-lo para acompanhar as tarefas que precisam ser realizadas;
  • tomada de decisões mais assertivas: um bom sistema de CRM consegue ajudar nas tomadas de decisões, fazendo com que elas sejam mais assertivas. A razão pela qual isso ocorre é que ao mapear a jornada de compra, o gestor do e-commerce consegue compreender todos os pontos fortes e fracos de cada uma das etapas.

Quais os principais softwares de CRM para e-commerce?

O CRM para e-commerce oferece soluções para um bom funcionamento do comércio eletrônico. No entanto, são muitos os softwares disponíveis. Em razão disso, vamos apresentar alguns dos principais abaixo:

1. Zoho CRM

Zoho CRM logo

Um dos principais CRMs do setor, o Zoho atua na gestão de relacionamento com o consumidor, visando a ampliação de vendas e a fidelização do cliente. Para isso, ele oferece automação, técnicas de inteligência artificial e ainda relatórios em tempo real.

2. Salesforce

Salesforce CRM

O Salesforce dispõe de recursos que agem de acordo com o porte e o tipo do e-commerce. Em outras palavras, ele pode focar em vendas, marketing, atendimento ao cliente e ainda integração de recursos.

3. SugarCRM

SugarCRM

Com soluções focadas na gestão de relacionamento com o cliente e tendo como principal objetivo o de integrar equipes de marketing e venda, o SugarCRM busca oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor. Além disso, a ferramenta conta com serviços personalizados que mudam conforme as necessidades do e-commerce.

4. HubSpot CRM

Hubspot CRM

Atuando em diversas frentes, por meio de recursos específicos para marketing, vendas e serviços, o HubSpot CRM ainda auxilia no aumento do tráfego do e-commerce, na conversão dos visitantes, na automatização das tarefas e atendimento ao cliente.

5. RD station CRM

RD Station CRM

Por fim, o RD Stations CRM é um recurso com muitas soluções assertivas para o aumento da conversão e recuperação de leads. Sua principal promessa é fidelizar os consumidores e ampliar os resultados do e-commerce.

Invista no CRM para e-commerce!

Chegamos ao fim e até aqui você pode perceber toda a importância e os benefícios que o CRM para e-commerce possui. Em razão disso, ele deve ser visto como um investimento e não um custo a mais, pois com ele, é possível não apenas aumentar, como manter os clientes da sua loja.

Todo e-commerce precisa investir em um CRM para fidelizar clientes e contar com soluções personalizadas para cada tipo de negócio. No entanto, se você ainda tem dúvidas antes de investir no seu, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer ajudá-lo com a indicação de ferramentas eficientes para o seu negócio! Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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