E-commerce

Layout de E-commerce: a importância da aparência no resultado de vendas

O Layout de e-commerce é um dos principais responsáveis pela navegação simplificada do usuário.

Assim como ocorre com a estrutura de uma loja física, a loja online também deve fornecer uma boa experiência de compra aos consumidores.

Todos os elementos que compõem uma loja virtual se comunicam visualmente com o público-alvo e essa comunicação ocorre por meio de imagens, textos, botões e outros recursos que precisam atender às necessidades dos visitantes, transmitindo segurança e destacando os produtos e identidade da sua marca.

Um layout atrativo e funcional auxilia o cliente para que ele passe mais rapidamente pelas etapas do processo de compra, contribuindo diretamente para melhores resultados de conversão.

Pensando em te ajudar a otimizar o layout de e-commerce, listamos as melhores práticas para que a sua loja virtual venda ainda mais. Vamos lá?

Qual é a importância do Layout para E-commerce?

Um bom layout para e-commerce deve conter todas as informações do seu site, considerando fatores como cores, imagens e tipografia. Em outras palavras, a identidade visual da sua empresa está diretamente ligada com o layout da sua loja.

Se você tem dúvidas sobre a importância do layout para e-commerce e como a aparência implica no resultado de vendas é só pensar no quanto nós, seres humanos, somos visuais e como essa característica influencia em nossa atitude no meio digital.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box sobre o comportamento de compra no e-commerce, 68% dos consumidores afirmaram que optam pela aquisição de produtos na internet devido a sua praticidade, e um bom layout de e-commerce pode fazer isso.

Ao dispor de informações claras, objetivas e organizadas, os clientes conseguem chegar mais rápido ao produto que procuram, e isso significa mais conversões para a sua loja virtual.

Quais são os benefícios de um bom layout para e-commerce?

Além de manter o seu site, eficiente e mais bonito, um bom layout para e-commerce oferece outros benefícios como:

Destaque sobre os concorrentes

Segundo um levantamento realizado pelo PayPal Brasil em parceria com BigDataCorp, no ano de 2021, o comércio online atingiu 1,59 milhão de sites, o que representa 22,05% maior que no mesmo período do ano anterior. É muita coisa, não é verdade?

Por esta razão, o seu e-commerce precisa se destacar dos demais em todos os quesitos possíveis, incluindo layout.

Oferecer uma experiência mais prática e agradável ao cliente no momento da compra é um dos fatores que implicam na fidelização com a sua marca.

Melhoria na usabilidade

Por meio de um layout bem planejado, os produtos da sua loja virtual passam a ficar mais organizados, as informações mais relevantes e o checkout otimizado.

Com essas questões bem pensadas, a melhoria na usabilidade é ampliada, garantindo que os consumidores realizem as compras sem grandes dificuldades.

Mais confiança por parte dos consumidores

Uma coisa é certa: se o seu site além de bonito, é funcional, colabora para que os clientes confiem mais na sua empresa.

É impossível ignorar os fatores emocionais por trás de uma compra. Quando o consumidor se depara com uma loja virtual desorganizada e confusa, as chances de ele adquirir um produto diminuem bastante, isso porque, o visual não traz a segurança que ele acredita que uma empresa sólida teria.

Facilidade na compra

Um site organizado também auxilia com a eliminação de diversas objeções por parte dos clientes, como dúvidas sobre formas de pagamento, entrega, opinião de consumidores, dentre outros questionamentos.

Desta forma, a compra ocorre de forma mais rápida e a receita, consequentemente, também aumenta.

7 dicas para melhorar o layout do seu e-commerce

Agora que você já sabe a importância de ter um bom layout no e-commerce e todos os benefícios disso, vamos compartilhar 7 dicas para você melhorar o seu. Vem com a gente!

1. Simplifique a barra de pesquisa

A barra de pesquisa do e-commerce é uma ferramenta valiosa para o cliente, especialmente quando ele busca por um produto específico.

Ela deve estar presente em todas as páginas do seu site, exceto no checkout. Por meio dela, é possível aumentar o tempo que o cliente passa em seu e-commerce e ainda facilitar a venda.

2. Crie menus intuitivos

Independente do produto que você comercializa, é importante que o seu site tenha menus intuitivos que tornem o processo de compra mais simples.

Se a sua loja virtual atende diversos segmentos, é importante separá-los por menu, pois desta forma, o cliente chegará com mais facilidade ao que ele procura.

Também é interessante criar menu para comunicar promoções, isso além de chamar mais a atenção, ainda colabora para que o consumidor encontre os itens promocionais mais facilmente.

3. Invista em imagens de boa qualidade

Você deve lembrar que uma loja online não permite que os consumidores experimentem as roupas e acessórios antes de adquiri-los e, por esta razão, a imagem é a maior responsável por guiá-los na decisão de compra.

Invista em imagens de boa qualidade, que valorizem os detalhes dos seus produtos. Evite tirar fotos da internet, uma vez que elas são utilizadas por muitas pessoas e podem falhar em diferenciar o seu e-commerce dos demais.

4. Aposte nas redes sociais

A sua loja virtual deve ser, acima de tudo, um multicanal. Por isso, é fundamental que ela atraia clientes por meio de suas redes sociais e vice-versa.

É possível incluir as suas redes sociais por meio de ícones no rodapé da página ou também criar uma seção apenas para que os usuários conheçam as suas postagens no instagram, por exemplo.

5. Permita a avaliação de outros consumidores

De acordo com um levantamento publicado na revista Veja, 80% dos brasileiros buscam por avaliações de produtos, antes de realizar uma compra. Você pode auxiliar o seu cliente nessa jornada, permitindo a avaliação de outros consumidores.

Além de garantir maior segurança para os clientes, essa também é uma maneira de demonstrar que a sua loja é correta e busca melhorar quando uma opinião negativa ocorre.

6. Ofereça um design responsivo

Segundo uma pesquisa feita pelo G1 no ano de 2021, 62% dos consumidores utilizam o celular como único canal para compras online e, por essa razão, é fundamental que você ofereça a eles um design responsivo.

Isto quer dizer que o layout do seu e-commerce precisa se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, seja pelo computador, tablet ou smartphone.

Além de colaborar diretamente com os que preferem realizar compras por dispositivos móveis, o design responsivo também ajuda a ampliar a velocidade de carregamento do site.

7. Não se esqueça do SEO

As boas práticas de SEO é o que vai manter a sua loja virtual bem posicionada em buscadores como o Google. Sem elas, o seu e-commerce dificilmente receberá visitas orgânicas.

Estratégias como registro de domínio, conteúdos originais, aplicação de link building, nome de produtos de acordos com as buscas dos usuários, e utilização de títulos e meta tags únicos para cada página, certamente irão auxiliar para um melhor ranqueamento.

Aprimore agora mesmo o layout do seu e-commerce!

Chegou o momento de colocar todas as nossas dicas em prática! Se você está iniciando com o e-commerce ou até mesmo deseja aprimorar a sua loja virtual, não se esqueça de seguir todos os passos deixados aqui.

Para ganhar destaque e garantir que o seu cliente tenha uma excelente experiência de compra, é fundamental se aprofundar nas estratégias que colaboram para a melhoria dos resultados de vendas.

Não se esqueça de deixar o seu comentário e conte com a gente para qualquer dúvida!

Formado em Publicidade e Propaganda, possuo experiência em diversas áreas da comunicação. Na Wave atuo como Analista de E-commerce com foco na estruturação de sites e na experiência do cliente.

Escreva Um Comentário