E-commerce

Intelligent Search: Ferramenta para Alavancar Seu E-Commerce

A busca inteligente já é uma ferramenta imprescindível tanto para mecanismos de pesquisa quanto para grandes marketplaces e E-commerces. Trata-se de sistemas de pesquisa que utilizam inteligência artificial para facilitar a experiência do usuário que está fazendo buscas na internet.

Você já reparou que plataformas como Google colocam sugestões de como completar o que você está digitando, ou adequam os resultados da sua busca conforme o que acreditam ser suas preferências? Isso é a busca inteligente em ação.

Mas não são só os grandes players que podem utilizar essa ferramenta de forma eficiente. Com um mercado cada vez mais competitivo, um diferencial importante é a experiência de usuário. É aí que entra o Intelligent Search da VTEX IO, busca inteligente exclusiva da nova versão da VTEX. Nesse conteúdo, vamos explicar melhor essa funcionalidade e seus benefícios para um E-commerce.

O Que É O Intelligent Search da VTEX?

O Intelligent Search é, basicamente, mecanismo de pesquisa que consegue identificar a intenção dos consumidores durante suas buscas e, consequentemente, apresentar resultados mais pertinentes. Ele incorpora machine learning e IA para compreender essas intenções, contextualizando consultas de usuários e entregando resultados mais precisos.

Através do VTEX IO, é possível criar e atualizar uma loja virtual de forma rápida e eficiente, aproveitando componentes modulares para garantir uma gestão simplificada e sempre dentro das inovações. O VTEX Intelligent Search, por ser parte da família VTEX, já está conectado com tudo que sua loja precisa, como produtos, estoque, preços e promoções.

Desvendando A Mágica – Como o Intelligent Search Funciona

O Motor de Busca é o coração do VTEX Intelligent Search, agindo como um maestro que organiza e apresenta os produtos aos clientes de forma precisa e eficiente. Imagine-o como um bibliotecário experiente que, munido de ferramentas e conhecimentos, te ajuda a encontrar o livro ideal em uma vasta biblioteca.

No entanto, esse motor de busca também precisa da ajuda de ferramentas, algumas das quais precisam ser configuradas para que seu resultado seja otimizado. Vamos apresentá-las agora:

Configurações para um Resultado Perfeito

  • Campos Pesquisáveis: Defina quais informações do produto poderão ser pesquisadas, como nome, marca, cor e tamanho. Isso é importante porque muitas vezes o cliente não vai pesquisar pelo nome do produto exato, e sim por alguma característica específica, como cor, tamanho, marca, material, etc. Vamos supor que o seu produto está registrado como “Garrafa Térmica R-Evolution” e com o material “inox”. Se o cliente pesquisar pelo termo “garrafa inox”, o Intelligent Search trará resultados que contenham o termo “garrafa” e o material “inox” no topo da página.
  • Filtros: Organize os resultados por preço, categoria, marca e outros critérios, facilitando a navegação do cliente. Alguns filtros já vêm pré-definidos, mas outros podem ser criados conforme as necessidades da loja.
  • Autocorreção: Essa ferramenta ajuda o cliente a encontrar o que procura, mesmo que cometa erros ao digitar. O trabalho dela é detectar erros comuns de digitação do usuário e mesmo assim trazer o resultado desejado. Claro que existe um limite que a autocorreção consegue alcançar, mas erros de troca de uma só letra, uma letra a mais, uma letra a menos ou troca de letras que estão lado a lado são geralmente detectados. Até mesmo a troca de mais de uma letra pode ser detectada, se for uma palavra ou termo grande.
  • Relevância: A relevância define a ordem dos produtos na busca. O lojista pode escolher quais critérios são mais importantes (como popularidade, data de lançamento ou promoções). Por exemplo, se um cliente pesquisar “fogão” em uma loja de eletrodomésticos, e “Data de lançamento” for o critério de maior relevância, os fogões mais recentes serão os primeiros a aparecerem.
  • Resultado Mínimo: Defina o número mínimo de produtos para uma busca com múltiplos termos, evitando resultados vazios. Os múltiplos termos nada mais são do que pesquisas que correspondem a duas atribuições diferentes para um mesmo produto. A pesquisa por “vestido”, corresponde a apenas um termo. Já a pesquisa por “vestido Lovlity” é uma pesquisa de múltiplos termos, por se tratar da peça e da marca desejada.

Às vezes, um cliente pode pesquisar por um termo que possua poucos resultados. Por isso, é necessário escolher um “resultado mínimo”. Se um cliente busca por “vestido lovlity” e apenas três resultados são encontrados, mas o resultado mínimo configurado é de quatro, o Motor de Busca Inteligente mostrará:

  1. Resultados que se encaixam em ambos os termos
  2. Resultados para “vestido”
  3. Resultados para “Lovlity”

Dessa forma, o Intelligent Search expande as opções disponíveis para o cliente.

Limite de Paginação

O Intelligent Search limita o número de resultado a 50 páginas, priorizando o uso de filtros para uma navegação mais focada.

Buscas Alternativas

Você pode encontrar um ou mais itens usando o ID na barra de busca, ou incluindo termos de busca na URL da loja.

ID do Produto

É basicamente encontrar um produto específico usando seu código de identificação. Digamos que o ID do produto seja “abcdefghi” e você busque por “abc”, esse produto será mostrado nos resultados da busca.

URL

Adicione parâmetros de busca no final da URL da loja (query) para realizar buscas personalizadas.

Indexação

A indexação é o que garante uma atualização constante do índice de produtos, realizando um “tratamento” de dados para melhorar a experiência de busca. No início do processo, uma sincronização abrangente de todos os produtos do catálogo VTEX do cliente ocorre. As atualizações futuras, como alterações de nome, status e outras, são feitas em tempo real pelo indexador de busca.

Nesse processo, o sistema faz uma fila de informações que precisam de indexação no catálogo de busca. Depois de todas as mudanças indexadas, elas estão imediatamente disponíveis no site.

E não se preocupe! A indexação, além de segura, segue regras rigorosas de recuperação: se um item falha na indexação inicial, o sistema automaticamente tenta novamente.

Essa função desempenha um papel crucial na análise, tratamento e organização dos dados para apresentação otimizada nos resultados de busca. Esses são apenas alguns dos recursos e funcionalidades do Intelligent Search, que se explorado a fundo vira um verdadeiro universo de possibilidades para melhorar a experiência do seu usuário.

O que explicamos é a base do seu funcionamento e configuração, que ainda pode ser muito mais avançada. No entanto, já é perceptível como essa ferramenta pode ser útil, certo? E suas vantagens para um E-commerce transcendem o universo da busca e vão para muitos outros setores.

Benefícios Para Um E-commerce

O Intelligent Search tem ainda mais vantagens do que aparenta. Uma utilização eficiente dessa ferramenta pode acarretar grandes mudanças para diversos KPI’s do seu negócio. Vamos citar alguns exemplos de benefícios que podem decorrer da implementação do Intelligent Search:

1. Aumento nas Conversões e Vendas:

  • Relevância Aprimorada: Aumente a chance do cliente encontrar o que procura e comprar.
  • Sugestões Relevantes: Ofereça produtos complementares e relacionados à pesquisa do cliente.
  • Merchandising Personalizado: Promova produtos específicos para cada cliente, como um vendedor experiente te mostrando os produtos que você precisa.

2. Experiência do Cliente Excepcional:

  • Navegação Mais Rápida e Fácil: Encontre produtos rapidamente e com menos cliques.
  • Resultados Intuitivos e Organizados: A busca é organizada de forma clara e intuitiva, como um mapa que te guia para o lugar desejado.
  • Satisfação e Fidelização: Clientes satisfeitos com a experiência de busca tendem a comprar mais e se tornar fiéis à sua loja.

3. Otimização e Escalabilidade:

  • Indexação Automática: Mantenha o índice de produtos atualizado em tempo real.
  • Gerenciamento Simplificado: O Intelligent Search é fácil de usar e gerenciar, uma ferramenta intuitiva que facilita sua vida.
  • Escalabilidade para o Crescimento: A plataforma é escalável e pode crescer com o seu negócio.

4. Insights e Análises Valiosas:

  • Acompanhamento de Desempenho: Monitore o desempenho da busca e identifique oportunidades de melhoria, analisando a trajetória do usuário para aperfeiçoamento do seu E-commerce.
  • Comportamento do Cliente: O Intelligent Search te faz compreender melhor o comportamento do cliente e suas necessidades, como quais são os termos mais buscados, quais erros de pesquisa são comuns, etc.
  • Tomada de Decisões Estratégicas: Utilize os dados coletados sobre a loja e o usuário para tomar decisões estratégicas e otimizar seu negócio.

5. Gerais:

  • Melhorar a imagem da marca: Uma experiência de busca positiva pode melhorar a imagem da sua marca e aumentar a confiança dos clientes.
  • Aumentar o tráfego orgânico: O Intelligent Search pode ajudar seu e-commerce a ter um melhor posicionamento nos resultados de busca orgânica, atraindo mais visitantes para sua loja.

Em resumo, o VTEX Intelligent Search é um diferencial para E-commerces que desejam oferecer uma experiência de compra excepcional, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.

Como Implementar O Intelligent Search?

Talvez você ainda não tenha o VTEX IO, e nem saiba como implementá-lo para começar a usar o Intelligent Search e muitas outras funcionalidades exclusivas.

Se você deseja aproveitar ao máximo uma das melhores plataformas do mercado, entre em contato com a Wave Commerce. Como uma das melhores agências de performance do Brasil segundo a ABComm, somos especialistas em implementação de E-commerce, com uma equipe de programadores preparada para levar seu site a outro nível. Be the change, make a wave!

Tiago Heineck, 22 anos, graduando em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Já trabalhei como copywriter e redator, tendo experiência em agências tradicionais e de marketing digital, atualmente trabalhando em redação de Conteúdo para SEO na Wave Commerce.

Escreva Um Comentário