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Carrinho abandonado: 07 estratégias para recuperá-lo

É certo que, em algum momento da vida, você já escolheu um produto em uma loja virtual, clicou na opção: “adicionar ao carrinho” e não finalizou a compra, correto? Esta prática é mais comum do que se imagina. No entanto, para entender a razão por trás deste tipo de ação, é necessário verificar os fatores que vão muito além de “não ter dinheiro o suficiente”.

O fato é que, enquanto consumidor, um carrinho abandonado pode não significar muito, isso porque, são diversos os motivos que podem levar uma pessoa a não concluir a sua aquisição. Em contrapartida, se isso ocorre constantemente em seu e-commerce, é fundamental avaliar quais são as causas.

É importante destacar que, após a inserção de produtos no carrinho, existem diferentes razões que levam uma pessoa a não prosseguir com a compra. Prova disso, é que, segundo um levantamento realizado pelo Opnion Box, 78% dos consumidores tem o hábito de abandonar carrinhos nas compras on-line (fonte). Em outras palavras, é possível afirmar que 02 a cada 10 carrinhos são, de fato, finalizados.

Diante deste cenário, o seu e-commerce precisa estar preparado para recuperar as vendas perdidas, e focar na saúde do negócio. Afinal, as taxas de carrinho abandonado precisam ser acompanhadas constantemente, para que as ações de marketing e vendas não sejam ineficazes.

Se você deseja saber quais são as estratégias para reverter essa prática em seu e-commerce, chegou ao artigo certo. Continue a leitura e conheça formas de reverter o carrinho abandonado. Acompanhe!

Quais são as principais causas do carrinho abandonado?

Como dito anteriormente, são diferentes causas que impactam na decisão de abandonar um carrinho e não concluir a compra. Dentre as principais, podemos destacar:

1. Alto valor de entrega

Um dos principais fatores para o carrinho abandonado é o valor de entrega e, a maioria das pessoas já passou por isso. Não há nada mais desagradável que fechar o carrinho e descobrir que o valor do frete é extremamente alto e, em alguns casos, maior que o custo do próprio item.

2. Cadastros longos ou com erros

Os cadastros exigidos antes da finalização da compra, quando são muito longos ou dispõem de erros como “senha incorreta”, tendem a fazer com que o usuário desista da compra.

Você, com certeza, já se deparou com sites que demoram para enviar a confirmação do cadastro ou que, são muito complexos no momento de alterar a senha. Esses tipos de problemas, impactam diretamente no abandono do carrinho.

3. Site não seguro

A falta de segurança também é uma grande inimiga da conversão. Em outras palavras, se o site não possui certificado de segurança e não dispõe de um checkout transparente, o consumidor pode ficar inseguro e desistir da aquisição por medo de golpes.

4. Poucas opções de pagamento

Se na hora do fechamento da compra, o consumidor não se deparar com opções relevantes de meios de pagamentos digitais, ele também pode abandonar o carrinho. Ou seja, atualmente, não basta contar com boletos e cartões de crédito. É necessário oferecer diferentes alternativas que incluam, pix, carteira digital, links e QR Code.

5. Instabilidade e falhas técnicas

A grande quantidade de carrinhos abandonados também pode ser culpa de instabilidade ou falhas na plataforma. Pode ser que o site esteja demorando para carregar ou que o layout do seu e-commerce não esteja adequado para as vendas, isto é, pouco intuitivo ou não responsivo.

6. Pesquisa ou distração do consumidor

Em determinados casos, os consumidores querem apenas realizar pesquisas de preços e fretes. Assim, eles montam os carrinhos e não compram, pois cumpriram o seu objetivo na página. Além disso, alguns clientes se distraem durante a compra com as demandas e responsabilidades do dia a dia, e acabam “esquecendo” de concluí-la.

Como calcular a taxa de carrinhos abandonados?

A forma de calcular a taxa de carrinhos abandonados é bem simples. Basta dividir o número de CA (carrinhos abandonados), pelo número de CC (carrinhos criados). Após este cálculo inicial, deve-se multiplicar o resultado por 100. Confira abaixo:

Suponhamos que o seu e-commerce fechou o mês com 400 vendas e 600 carrinhos criados. Logo, isso significa que, 200 carrinhos foram abandonados. Assim:

200 (CA)/600 (CC) x 100

Taxa de abandono: 0.33×100 = 33%.

07 estratégias para recuperar o carrinho abandonado

Ainda que novas vendas ocorram, é fundamental não desistir daquelas que foram deixadas pelo caminho. Por esta razão, vamos conhecer agora 07 estratégias para recuperar o carrinho abandonado. Acompanhe!

1. Aposte no remarketing

Quando deixamos um carrinho para trás, é comum recebermos mensagens ou e-mail incentivando a finalização da compra, não é verdade? Isso se chama remarketing e se trata de uma das melhores formas de recuperação de carrinhos.

Por intermédio das notificações de push ou e-mail marketing, o seu e-commerce pode lembrar o consumidor dos itens não adquiridos, fazendo com que ele retome a ação de onde parou.

2. Ofereça frete grátis e melhores condições de entrega

Como mencionamos, as altas taxas de entrega são responsáveis pelo abandono de carrinho e, por esta razão, o frete grátis é um grande impulsionador das compras on-line. Além disso, entregas mais rápidas, também costumam chamar mais atenção do consumidor.

3. Melhore o checkout

Otimizar o checkout tende a ser uma excelente opção para maiores conversões. Fatores como:

  • sinalização de etapas, como barras de progresso;
  • cadastros mais curtos;
  • login diretamente com Facebook ou Gmail;
  • mais opções de pagamentos.

Muito além da simplificação no momento de fechar a compra, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), exige que só os dados necessários sejam pedidos ao cliente.

4. Invista na usabilidade do site

É fundamental que o seu site seja fluído e proporcione facilidade de navegação. Pequenas mudanças como inserção de botões ou alteração no layout, podem ajudar o consumidor a realizar uma compra mais simples.

Você pode fazer testes A/B para melhorar a usabilidade do seu site. Esses teste ajudarão na compreensão da melhor forma de guiar o cliente até a finalização da compra.

5. Disponha do autoatendimento

Nas lojas físicas, os consumidores tiram todas as dúvidas antes de comprar os itens de que precisam. No e-commerce, isso também deve ocorrer, porém, de maneira diferente.

O atendimento ao cliente nas lojas on-line, deve focar nos chats em tempo real e ainda perguntas frequentes que visam auxiliar a pessoa em suas principais dúvidas.

6. Potencialize os meios de pagamento

Os meios de pagamento devem combinar com o comportamento de compra do consumidor, ou seja, o seu e-commerce deve oferecer desde cartões de crédito, até QR Code. Além disso, é fundamental apresentar opções de parcelamento e mais de uma alternativa de pagamento para a compra de um mesmo item.

7. Tenha atenção a plataforma do seu e-commerce

Para evitar o carrinho abandonado, é fundamental ter atenção a plataforma do seu e-commerce. Em outras palavras, ela precisa ser compatível com o seu tráfego e ainda dispor do suporte necessário na resolução das questões técnicas.

Entendeu como recuperar os carrinhos abandonados?

Como você pôde notar até aqui, são inúmeras as razões pelas quais o consumidor pode deixa de concluir uma determinada compra. Contudo, o frete e os problemas associados ao checkout tendem a ser os principais.

Por isso, é importante avaliar todos os pontos para descobrir o que pode ser melhorado, a fim de que mais conversões sejam realizadas e menos carrinhos fiquem abandonados. Esperamos que, por intermédio de nossas estratégias, você consiga ampliar as vendas e diminuir os itens parados nas sacolas de compra.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em deixar o seu comentário. Nosso time está sempre pronto para auxiliar com a resolução de questões que tornarão o seu e-commerce cada vez melhor. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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