Criado para homenagear os consumidores, o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma excelente data para estreitar laços com o seu público e ainda lucrar mais!
Diferentemente das outras sazonalidades, as quais se faz necessário selecionar um perfil para a campanha, como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados, por exemplo, nesta, basta desenvolver uma ação pensando nos consumidores de forma geral e colocá-la em prática.
Sumário
Mas, caso você tenha dúvidas de como criar a sua Campanha do Dia do Cliente, fique com a gente até o fim deste conteúdo e anote as nossas dicas. Vamos juntos?
Por que criar uma Campanha para o Dia do Cliente?
Se pensarmos como bons consumidores que somos, chegaremos rapidamente à conclusão de que: novidade chama a atenção, concorda? Quem de nós, nunca entrou em uma loja apenas por ela estar em promoção? Ou, quem nunca comprou algo que não precisava para aproveitar brindes e descontos?
A verdade é que, sempre vamos bater na tecla de que as sazonalidades devem ser sempre aproveitadas. Primeiro, porque tratam-se de dias únicos durante o ano para atrair e fidelizar clientes, segundo, porque é preciso inovar sempre para se destacar da concorrência ou até mesmo acompanhá-la, se não quiser ficar para trás.
Neste cenário, a Campanha para o Dia do Cliente tende a ser ainda mais simples de se criar que as demais, considerando o que dissemos no início. Logo, as suas estratégias de marketing para e-commerce, precisam ser pautadas evidenciando os pontos que todos os consumidores têm em comum, ou seja, a busca por:
- produtos em ofertas;
- descontos progressivos;
- brindes;
- frete grátis;
- bom atendimento.
Além disso, na Campanha do Dia do Cliente, o objetivo não deve girar apenas na ampliação da receita e fidelização do consumidor, embora isso seja muito importante. É fundamental ter em mente que essa é uma data para valorizar a razão da sua loja on-line existir, isto é, o seu cliente.
06 sugestões para criar a sua Campanha do Dia do Cliente
Assim como já mencionamos, a Campanha do Dia do Cliente deve ser voltada exclusivamente para que os consumidores se sintam especiais. Por isso, siga as dicas que deixamos abaixo e prepare a sua!
1. Crie promoções exclusivas
Levando em consideração que ofertas chamam muito a atenção, que tal investir em promoções exclusivas para a data? Para isso, é importante planejar uma promoção nunca feita antes. Nada de fazer as mesmas coisas de sempre, ok? Produtos encalhados no estoque e que ficam com baixo preço em toda sazonalidade.
A ideia aqui, é realizar algo único, ou seja, a oportunidade que só fica disponível uma vez ao ano, isto é, apenas no Dia do Cliente. Entretanto, para que isso dê certo duas coisas são imprescindíveis:
- Primeiro: a antecipação, que nada mais é, que a divulgação da oferta com, pelo menos, 15 dias de antecedência, para gerar a curiosidade do cliente.
- Segundo: deve-se ter cautela para realizar esse tipo de promoção. É necessário fazer uma análise daquilo que será benéfico ao cliente e a loja. Tome cuidado para não fazer uma “super oferta” que renderá apenas prejuízos.
2. Aposte em descontos progressivos
O desconto progressivo é aquele que vai aumentando, conforme o cliente adiciona mais produtos ao carrinho. Este tipo de estratégia costuma gerar bons resultados, uma vez que o pensamento é: “quanto mais eu levar, menos irei pagar”.
Sabemos que muitas pessoas pesquisam produtos no dia a dia e acabam cometendo o famoso: “abandono de carrinho”, por não terem condições de levar tudo o que desejam. Ao apostar em descontos progressivos, as chances de se aumentar o ticket médio são imensas.
No entanto, assim como ao criar promoções exclusivas deve haver cautela, nos descontos progressivos também. É fundamental que exista um planejamento para que a loja não fique em desvantagem.
3. Distribua brindes
Quem não gosta de brindes, que atire a primeira pedra! Distribuir mimos é uma das tradições do comércio. Isso porque, além de ganhar uma unidade a mais do produto que comprou ou um item inesperado, por exemplo, o brinde faz o consumidor se sentir especial.
Como estamos falando da campanha do Dia do Cliente, investir em brindes carinhosos é uma excelente opção para se destacar dos concorrentes. Ou seja, ao invés de fazer “mais do mesmo”: “compre 1 shampoo e leve o condicionador”, a sua loja pode enviar um produto surpresa agradecendo pela preferência.
Dentre as opções, é possível distribuir:
- canetas e blocos personalizados;
- chaveiros com a logo da loja;
- cartinhas padronizadas com mensagens bonitas e descontos escondidos em QRCode;
- imãs de geladeira com frases motivacionais;
- dentre outros.
4. Ofereça frete grátis
O frete grátis é o responsável por grande parte das compras on-line. Contudo, oferecer a gratuidade da entrega pode ser perigoso, se não houver uma pré-avaliação dos itinerários. Como já mencionamos no artigo sobre o “Dia do Frete Grátis”, essa opção precisa ser vantajosa para ambas as partes.
Por isso, se a sua loja conseguir oferecer frete grátis para as compras realizadas no Dia do Cliente, este pode ser um excelente agrado. Entretanto, se a ação for prejudicial e não cobrir os gastos com transporte, é viável investir em outras opções.
5. Promova sorteios
Promover sorteios no Dia do Cliente pode levar o público à loucura. No entanto, assim como nas demais estratégias, é necessário gerar desejo nos consumidores, semanas antes. Isso significa que, é preciso divulgar no site, blog e nas redes sociais da loja que os sorteios irão acontecer. Do contrário, haverá poucas participações, resultando no fracasso da ação.
Para que o seu e-commerce não tenha prejuízos, podem ser sorteados produtos com pouca saída ou até mesmo os brindes que estão sendo enviados juntos às compras. Além disso, você pode investir em apenas uma das duas sugestões: “ou o sorteio, ou os brindes”.
6. Invista em um atendimento especial
Por fim, de nada adianta colocar todas as sugestões acima em prática, se não houver um bom atendimento ao consumidor. Quando falamos em Dia do Cliente, precisamos, antes de qualquer promoção ou desconto, oferecer o melhor ambiente possível para que o público se sinta especial e queira não apenas comprar, como retornar à loja.
Para isso, um atendimento rápido, cordial e com respostas simplificadas tende a ser tudo o que um cliente procura, por isso: não abra mão!
Tudo pronto para a sua Campanha do Dia do Cliente?
E então, tudo pronto para a sua Campanha do Dia do Cliente? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta pensar em você mesmo como consumidor e nos motivos que te levam a comprar em uma loja e se tornar cliente dela.
Antes de pensar na criação da sua campanha com a cabeça nas vendas ou na retenção, é fundamental praticar a empatia. Procure refletir sobre aquilo que você busca quando está procurando por soluções na internet.
Da mesma maneira que um atendimento diferenciado te faz bem, ele fará ao outro. Da mesma forma que bons descontos lhe ajudam, ajudará o seu cliente, assim como algumas ações te conquistam ou te espantam, com o seu público é exatamente igual!
Lembre-se de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas sejam alcançadas e comente abaixo se tiver alguma outra sugestão a acrescentar neste artigo. As suas percepções são sempre muito bem-vindas. Até a próxima e Feliz Dia do Cliente!