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Dia do Frete Grátis: 5 dicas para aproveitar melhor a campanha

Se você comercializa produtos no mundo digital, é evidente que um dos seus principais objetivos seja a ampliação das vendas. E para isso, é fundamental que os seus clientes se sintam atraídos pelo o que é oferecido em sua loja virtual.

Uma forma de tornar esse cenário real, é usar e abusar das datas comemorativas para aumentar a visibilidade do negócio. Ou seja, trazer mais pessoas interessadas naquilo que a página oferta. O Dia do Frete Grátis é uma excelente maneira para isso, uma vez que, o cliente considera a entrega gratuita uma das maiores vantagens da compra online.

O consumidor costuma ver o frete como uma grande influência na sua decisão de compra, isso porque, ele impacta diretamente no valor final do pedido. Quando ele é gratuito, as chances de aumento de conversão são maiores e, por essa razão, investir nessa data é uma ótima oportunidade de fomentar as vendas. Vamos saber mais sobre o assunto?

O que é o Dia do Frete Grátis?

O Dia do Frete Grátis teve origem nos Estados Unidos, no ano de 2008 com o nome de Free Shipping Day. A finalidade da data é estimular o consumo nas épocas do ano em que o comércio é menos movimentado, por isso, ela ocorre sempre na última semana do mês de abril.

Por se tratar de uma estratégia que gera resultados positivos, ela vem sendo cada vez mais implementada pelos varejistas, ficando atrás somente do Dia do Consumidor que acontece no final de março. Nesse sentido, podemos afirmar que o Dia do Frete Grátis é considerado a segunda maior oportunidade de alavancar as vendas no primeiro semestre.

Contudo, é importante frisar que, assim como a Black Friday, a data varia a cada ano. Em 2022, por exemplo, ela ocorreu em 28 de abril e, durante o período, a maioria dos varejistas estenderam a sazonalidade, tornando-a “Semana do Frete Grátis”, possibilitando assim, um maior aproveitamento do evento.

Isto, no entanto, fica a critério de cada lojista. Em outras palavras, cabe a você, como proprietário ou gestor de uma loja virtual, decidir se o Dia do Frete Grátis será resumido apenas a um dia do mês, ou se estenderá durante a semana com fretes promocionais.

5 dicas de como aproveitar o Dia do Frete Grátis

Agora que você entendeu o que é o Dia do Frete Grátis e qual o seu objetivo, já pode pensar em como aproveitá-lo da melhor forma. Você pode optar por um único dia de gratuidade de entrega ou uma semana inteira, o importante é saber que antes de fazer a sua escolha, a estratégia precisa estar definida.

Como já foi dito, não há dúvidas que o público adora comprar produtos com Frete Grátis, porém esse tipo de ação deve ser adotada sempre com muita cautela e planejamento, para evitar que a sua loja virtual sofra prejuízos. Para isso, acompanhe as nossas dicas!

1. Tenha um planejamento

Antes de executar qualquer estratégia na sua loja virtual, é fundamental que você tenha um bom planejamento. Essa etapa é importante para que tudo ocorra como o esperado. Detalhes como: categorias que estarão com frete grátis, regiões que poderão ser atendidas durante o período, tempo de promoção e tantas outras questões precisam ser organizadas.

Essas particularidades devem ser pensadas e definidas antes da ação ser colocada em prática. Uma vez planejadas, é preciso registrar as condições para a gratuidade da entrega e fazer com que essas informações fiquem visíveis para que todos os consumidores que atendam aos critérios possam participar.

2. Estabeleça as regiões

Como destacamos acima, caso você opte por oferecer o frete grátis apenas para algumas regiões, é imprescindível selecionar os lugares aos quais o valor da entrega costuma ser maior. Isso porque, esses locais quando se tornam elegíveis à promoção podem afetar diretamente a condição financeira da empresa.

Em casos como esse, é necessário calcular o custo das regiões mais próximas para ter a certeza que é possível arcar com os valores durante o Dia do Frete Grátis. Ou seja, normalmente os lucros obtidos com o volume de vendas, podem equilibrar os locais onde a gratuidade da entrega poderia dar prejuízo.

3. Defina os produtos

Uma boa estratégia é definir os produtos que farão parte da campanha do Dia do Frete Grátis. Isto é, apostar nos itens que estão parados no estoque há algum tempo, ou em categorias específicas pode ser ainda mais lucrativo.

No entanto, é primordial deixar claro aos consumidores que o frete gratuito só estará disponível na compra de tais produtos. Isso pode ser feito por meio de um selo ou de uma sessão com apenas os itens elegíveis à promoção.

4. Aposte nos clientes fidelizados

Caso a sua loja virtual ainda não tenha condições de investir no Dia do Frete Grátis, você pode oferecer o benefício apenas para os clientes assíduos. Para selecionar esse público, é possível enviar um cupom de isenção do frete para os assinantes da sua newsletter ou para os seguidores das redes sociais da loja.

Neste cenário, também é possível limitar a quantidade de cupons que serão disponibilizados Desta forma, você terá um maior controle sobre quantos consumidores poderão comprar com a entrega gratuita.

5. Não se esqueça de considerar o valor do produto

Uma das coisas mais importantes, antes de aderir ao Dia do Frete Grátis é não se esquecer de considerar o valor do produto. O ideal é aderir à campanha somente se o ticket médio das vendas for valer a pena. Por essa razão, é importante calcular os valores e avaliar se a ação trará um bom retorno financeiro.

Para não deixar de aproveitar a oportunidade, você também pode optar por limitar a oferta da gratuidade da entrega apenas para os itens que geram maior lucro. Para isso, basta selecionar os produtos mais custosos, independentemente de qual o volume de vendas. Desta forma, é possível cobrir o valor do frete com a venda dos itens selecionados.

Pronto para investir no Dia do Frete Grátis?

Chegamos ao fim e esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você a investir de forma cuidadosa no Dia do Frete Grátis. É importante lembrar que toda campanha, além de agradar ao cliente, deve servir para aumentar os lucros da loja. Assim, se não houver retorno, não adianta apostar, não é mesmo?

Seguindo as nossas sugestões, você pode planejar o dia ou a semana da gratuidade da entrega com antecedência, assegurando resultados ainda melhores. Não se esqueça de que datas como essa devem ser sempre aproveitadas e, por isso, o ideal é consultar sempre o calendário e-commerce 2023 para não perder nenhuma delas.

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Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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