E-commerce

Calendário E-commerce 2023

Estar por dentro do calendário e-commerce 2023, é fundamental para um melhor planejamento anual de vendas, isso porque, as datas comemorativas são a razão de maior movimentação em qualquer tipo de negócio.

Acompanhar o calendário comercial é uma tarefa que todo empreendedor que deseja lucrar mais nos períodos comemorativos deve fazer, pois a sazonalidade ajuda a manter as estratégias bem organizadas para um melhor faturamento.

No entanto, não basta apenas criar ações dentro desses períodos, também é necessário desenvolver conteúdos que se comuniquem com os consumidores, sejam relevantes e tragam entretenimento, ou seja, é preciso construir uma relação além da conversão.

Pensando em facilitar esse processo, neste artigo, você verá os principais eventos do calendário e-commerce 2023, para começar o seu ano organizando as estratégias da sua loja virtual. Vamos lá?

Qual é a importância de utilizar o calendário e-commerce 2023?

Como já mencionamos, utilizar o calendário e-commerce 2023, é de extrema importância para o planejamento das estratégias de vendas durante o ano.

Em outras palavras, o calendário com as principais datas comemorativas, funciona como um guia para que os lojistas possam preparar o e-commerce para não perder nenhuma oportunidade de venda.

As datas sazonais são responsáveis pela expansão da comercialização, tanto em lojas físicas como online e, para se ter uma ideia, segundo um levantamento publicado pelo site Pequenas Empresas e Grande Negócios, no dia dos namorados de 2022 o e-commerce teve um aumento de vendas de 17% comparado ao ano de 2021. (fonte)

Um outro dado que nos mostra claramente o impacto dessas datas foi trazido pelo Portal IG. O artigo apontou um crescimento de mais de 21% nas vendas do dia dos pais de 2022, em um comparativo com o mesmo período de 2021. (fonte)

Esses dados comprovam que, a cada ano, os eventos comemorativos trazem mais resultados para os lojistas e, por esta razão, utilizar o calendário com essas datas é importante para se planejar e fazer com que o fluxo de caixa aumente.

Principais datas comemorativas de 2023 para o e-commerce

Confira abaixo, as principais data do calendário e-commerce 2023:

21 de fevereiro – Carnaval

O Carnaval é, sem dúvida alguma, uma das datas mais festejadas do ano, isso porque, são quatro dias de folia, ou seja, mais tempo para promover uma campanha na sua loja online.

Normalmente, esse evento costuma ser excelente para os segmentos de festas, locações e bebidas, no entanto, é possível investir em qualquer nicho de atuação, com ações especiais de vendas, especialmente promoções, descontos e brindes.

8 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade para a venda de itens femininos. Entretanto, também é interessante investir em campanhas que tragam cases de sucesso de outras mulheres. Dessa forma, a marca pode ser ainda mais reconhecida e engajada por esse público.

15 de março – Dia do Consumidor

Uma data muito esperada pelos lojistas é o Dia do Consumidor, isso porque, não importa o segmento, todos os nichos possuem consumidores, não é verdade? E são eles que mantêm qualquer negócio de pé.

Por essa razão, aproveitar essa data é fundamental para atrair mais clientes e oferecer boas experiências para que, além de concretizar vendas, os consumidores também sejam fidelizados.

→ Saiba como criar uma campanha de dia do consumidor e aproveitar essa data para impulsionar suas vendas.

09 de abril – Páscoa

A Páscoa é uma data na qual o ramo de alimentação é muito beneficiado. Desde as receitas para o almoço de domingo com a tradição de comer peixe até as compras de chocolate. Por isso, a venda nos nichos de confeitaria também costuma se ampliar.

Contudo, outras áreas também podem aproveitar o feriado, investindo em campanhas para atrair mais clientes e apostando em promoções e cupons de desconto.

Última semana de Abril – Dia Do Frete Grátis

O dia do frete grátis é uma data para estimular o consumo no E-commerce em época que as vendas estão mais baixas. Visto que o cliente enxerga o frete gratuito como um dos melhores benefícios para comprar online, essa ação influencia diretamente na decisão de compra, sendo então o dia do frete grátis um ótimo estímulo para atrair o público. Normalmente essa data é na última semana de abril, e as datas são selecionadas a cada ano, sendo importante estar sempre atento ao calendário.

→ Se você quiser saber mais sobre essa data que é uma grande oportunidade de vendas, confira nosso conteúdo: Dia Do Frete Grátis

14 de maio – Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas do mercado, isso porque, trata-se de um evento com bagagem emocional, no qual as pessoas aproveitam para presentear não somente as mães, como todas as mulheres que representam a figura materna, como avós, sogras, esposas e assim por diante.

E quando o assunto é presente, não importa o ramo de atuação. As lojas em geral podem lucrar muito com essa data, com vendas de cosméticos, calçados, vestuários, itens para o lar, alimentação, entre outros.

→ Veja ideias de campanhas de Dia das Mães nesse conteúdo que produzimos exclusivo para essa data.

12 de junho – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados também é uma data importante para o e-commerce e, diferentemente do Dia das Mães, as opções de presentes são ainda maiores, pois abrange o público feminino e masculino.

Além disso, as lojas que trabalham com produtos personalizados, como porta-retratos, almofadas, roupas, canecas, entre outras opções, também lucram bastante durante o período.

13 de agosto – Dia dos Pais

Assim como no Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data carregada de afeto e, por isso, os homens que representam a figura paterna tendem a ganhar muitos presentes.

Os e-commerces voltados para artigos masculinos, como roupas, calçados, ferramentas, itens de bebida e churrasco, costumam vender ainda mais nessa data.

12 de outubro – Dia das Crianças

A comemoração de 12 de outubro é uma excelente oportunidade para os e-commerces que trabalham com o público infantil.

As vendas de roupas, brinquedos, livros, acessórios e demais itens para as crianças sobem consideravelmente nesta data.

Contudo, os outros segmentos também podem apostar em campanhas que chamam a atenção como: “Desperte a criança que há em você”, “Nem as crianças perderiam esse desconto”, entre outras ações que atraiam mais visitantes ao site.

24 de novembro – Black Friday

A sexta-feira mais esperada do ano, tanto pelos lojistas, quanto pelos consumidores. O evento trata-se de um dia inteiro voltado para promoções e descontos.

Por essa razão, todos os segmentos devem se planejar com antecedência para desenvolver ações para a data e lucrar muito.

→ Leia nosso conteúdo com 7 ações para vender mais na Black Friday!

27 de novembro – Cyber Monday

Pegando carona com a Black Friday, a Cyber Monday também é um dia voltado à promoções e descontos. Normalmente, a campanha se dá como: “oportunidade para quem perdeu a sexta-feira”.

25 de dezembro – Natal

Essa é outra data muito esperada pelo mercado e que costuma fomentar as vendas de qualquer segmento de e-commerce.

É o momento de presentear a todos e, por essa razão, não há uma loja que não ofereça opções para isso.

Artigos femininos, masculinos, unissex e infantis que variam de vestuário a eletrônicos. Para esse tipo de campanha, o ideal é planejar com antecedência, devido a demanda.

Quer mais ideias? Leia nosso conteúdo sobre campanhas de natal.

31 de dezembro – Ano novo

Esse é um período no qual alimentação e vestuário são os setores mais buscados. No entanto, entrar em um novo ano com itens novos é o desejo da maioria, não é mesmo?

Por isso, é uma excelente época para abastecer os estoques e oferecer promoções com contagem regressiva para combinar com a data.

Fique de olho no calendário de 2023 para o e-commerce

Faça com que o seu e-commerce entre no ano de 2023 com tudo! O planejamento estratégico é fundamental para que o seu negócio tenha sucesso e não perca nenhuma oportunidade de venda.

Consulte o nosso calendário com as principais datas do ano sempre que quiser e, se nos permite uma dica: monte o seu próprio, destacando todas as ideias que surgirem para atrair mais clientes e aumentar a receita da sua loja online nesses períodos.

Ah! e não se esqueça que outras datas podem ser agregadas a esse cronograma, clique aqui e baixe nosso material completo com todas as datas e ilustrado!

Se você gostou deste conteúdo, comente, compartilhe com os amigos e fique de olho para não perder os próximos! Um excelente ano a todos nós!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

Escreva Um Comentário