E-commerce

Cadastro de produtos no e-commerce

A realização do cadastro de produtos no e-commerce é um dos pilares para que a sua loja virtual tenha bons resultados e, apesar de parecer uma tarefa simples, quando é feita de forma errada pode gerar consequências na performance da página em diversos sentidos.

A grande verdade é que de nada adianta ter um bom layout, mídias pagas ou bons produtos, se o seu e-commerce não oferece uma boa experiência de compra ao usuário.

Um exemplo disso, é um artigo do site G1 que destaca a importância da experiência do consumidor. Segundo os dados, 89% dos usuários apontam a experiência positiva como o fator mais importante para seguir com a compra. [fonte]

É claro que, quando falamos em experiência do cliente, um grande leque é aberto e abrange o antes, o durante e o depois da venda. No entanto, o cadastro de produtos no e-commerce é um dos pontos que facilitam esse processo. Afinal, se as informações forem confusas, o item passa a não ser atraente e vira o principal motivo do abandono de carrinho.

No artigo de hoje, vamos te auxiliar em quais são os pontos mais importantes no momento de fazer o cadastro de produtos no e-commerce. Acompanhe!

Por que é importante realizar um bom cadastro de produtos no e-commerce?

O cadastro de produtos no e-commerce é fundamental, pois por meio dele os itens são apresentados ao consumidor e as informações são o que substitui a experiência de uma compra realizada em loja física.

Em uma loja física, o cliente tem contato direto com o vendedor e, desta forma, pode tirar todas as suas dúvidas a respeito de um produto. Já na loja virtual, ainda que existam canais de comunicação, é desejável que o processo seja mais otimizado, facilitando o processo de compra.

Por esta razão, a qualidade do cadastramento é tão importante. A descrição, as imagens e os vídeos devem ser colocados de forma estratégica, visando responder todos os questionamentos do consumidor para que ele se sinta mais seguro e escolha o item que irá atender às suas necessidades.

É preciso conhecer bem o item que está sendo comercializado e fazer o preenchimento adequado de todos os campos necessários para o cadastro, garantindo assim, uma boa experiência de compra do usuário.

Com a realização do cadastro de produtos no e-commerce de forma correta e completa, as chances de melhor posição orgânica do Google são ampliadas e, consequentemente, a taxa de conversão também aumenta.

Como fazer o cadastro de produtos no e-commerce?

Confira abaixo, o passo a passo de como fazer o cadastro de produtos no e-commerce:

1° Passo – título

O título do produto normalmente é inserido em cima, ao lado ou embaixo da imagem que o representa e deve fazer referência clara daquilo que está sendo comercializado, ou seja, de maneira resumida: ele deve facilitar a busca do cliente.

Neste passo, é fundamental criar um título chamativo, usar palavras-chaves e não generalizar demais, isto é, o ideal é apostar em informações que irão diferenciar um produto do outro.

2° Passo – descrição

Após o título, o segundo passo é a descrição do produto. Este é o momento em que o cliente irá saber mais do produto, antes de adquiri-lo.

Uma descrição bem feita colabora diretamente para uma boa experiência de compra, isso porque, por intermédio dela é possível criar um discurso de vendas, com dicas de uso do produto.

Além disso, é importante evitar utilizar a descrição do fabricante do item, pois ela pode não falar a língua do seu público e fazer com que o posicionamento no Google caia, caso outras lojas usem o mesmo detalhamento.

3° Passo – especificações técnicas

As especificações técnicas são colocadas abaixo da descrição e sua finalidade é fornecer mais informações sobre o item, como o tipo de material, as cores, tamanhos, pesos e demais características que irão auxiliar o consumidor no momento da compra.

A ausência dessas especificações podem fazer com que ocorram mais trocas e cancelamentos.

4° Passo – fotos

Este é, sem dúvida alguma, um dos passos mais importantes, pois não adianta desenvolver uma descrição perfeita se o produto não tiver boas imagens. O ideal é que o item possua, ao menos, quatro fotos que o represente.

É importante também investir em imagens próprias com boa iluminação e ângulo que demonstre o item de forma completa. Lembre-se de utilizar a imagem do fabricante, somente se não houver outra opção no momento.

5° Passo – vídeos

A inclusão de vídeos pode ser bem interessante para ilustrar o argumento usado na descrição e ainda mostrar como o produto funciona. No entanto, para reter a atenção do público, esse tipo de conteúdo deve ter, no máximo, de 1 a 2 minutos.

6° Passo – categorização

Você não deve esquecer de criar categorias para os seus produtos, isto é, agrupar os itens de acordo com a sua similaridade.

Nem sempre é necessário ter muitas categorias, apenas o suficiente para que os produtos sejam bem distribuídos e de fácil localização, como por exemplo:

  • Eletrônicos > comunicação > smartphones

Dica bônus – Invista em SEO

As estratégias de SEO são aplicadas no comércio online com a finalidade de melhorar o posicionamento das páginas nos mecanismos de buscas.

Isso quer dizer que, o conteúdo do seu e-commerce tem mais chances de alcançar os primeiros resultados do Google se estiver fazendo uso das boas práticas de SEO, como a utilização das palavras-chaves, por exemplo.

E para finalizar, uma dica bônus dentro da dica bônus 😀 Se você usa plataforma VTEX, no nosso conteúdo de SEO para VTEX IO temos os passos detalhados de como fazer a melhor otimização de categorias para essa plataforma. Clique aqui e leia o conteúdo!

Já sabe como fazer um bom cadastro de produtos no e-commerce?

O cadastro de produtos no e-commerce não é uma tarefa tão simples como parece, no entanto, seguindo as dicas que deixamos aqui, a sua loja virtual estará pronta para vender ainda mais.

Antes de iniciar o processo de cadastramento, não se esqueça de que o produto deve ter o máximo de informações para sanar as principais dúvidas do seu cliente, além de uma descrição clara e fotos e vídeos nítidos, melhorando assim, a experiência de compra de uma maneira geral.

Se precisar de ajuda, conte com a nossa equipe!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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