Marketing digital

Tráfego para e-commerce

Toda loja, seja ela física ou virtual, possui algum tipo de estratégia para o alcance de metas, como: melhorar a divulgação, vender mais, ser bem reconhecida, entre tantos outros desejos que qualquer empreendedor possui.

No caso dos estabelecimentos físicos, nos deparamos sempre com banners de promoções, vitrines repletas de ofertas, e até mesmo carros de som ou ações na frente das lojas. Tudo isso, para chamar a atenção do público e se destacar da concorrência. No mundo virtual, essas táticas também ocorrem, porém, de forma diferente, ou seja, por meio do tráfego pago ou orgânico.

Para falarmos com detalhes sobre o assunto, no artigo de hoje, o tráfego para e-commerce será explorado. Você saberá como essa estratégia ajuda a sua loja virtual a ser mais conhecida pelas pessoas, obter mais visitantes da página e, consequentemente, aumentar a quantidade de vendas. Para entender mais, fiquem conosco até o fim do artigo!

O que é tráfego para e-commerce?

O tráfego para e-commerce nada mais é do que a quantidade de pessoas que entram na sua página. Ou seja, os consumidores que acessam o seu site para conferir produtos, promoções e diversas outras informações que lhe são úteis.

Neste contexto, quanto mais visitas a sua loja tiver, maiores são as suas chances de vender, fidelizar clientes e crescer dentro do mercado onde você está inserido. Em outras palavras, o tráfego é um dos principais indicadores do sucesso de uma loja on-line e, por esta razão, é preciso mantê-lo sempre em uma boa posição.

Para isso, é necessário se atualizar com as melhores estratégias de tráfego para e-commerce. Isso porque, não basta apenas ter um público assíduo, é fundamental que exista qualificação dos usuários. Isto é, as pessoas precisam adquirir os produtos que a sua loja comercializa e neste cenário, as estratégias devem estar muito bem alinhadas com os objetivos do negócio.

Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Quando falamos em tráfego para e-commerce, podemos mencionar os dois tipos: tráfego pago e tráfego orgânico. A diferença entre eles é bem simples. O tráfego orgânico abrange estratégias que visam atrair o público até a sua loja de forma natural, isto é, sem a necessidade de gastos com anúncios. Esse tipo de tráfego ocorre quando um usuário pesquisa por um determinado produto e encontra a sua loja.

Já o tráfego pago são as ações planejadas para atrair pessoas a partir de anúncios realizados. Para isso, é necessário pagar para que os consumidores conheçam o seu negócio e, normalmente, trata-se de uma forma mais rápida que a orgânica. O tráfego pago pode ser feito ao patrocinar uma publicação nas redes sociais ou por meio da criação de anúncio do Google Ads para ser encontrado nas pesquisas.

As estratégias para o aumento de tráfego, no entanto, podem ser feitas através dos dois caminhos, ou seja, tanto é possível usar a forma orgânica quanto investir na paga. A escolha de cada tipo depende unicamente dos objetivos que você deseja para a sua loja e de quanto valor você pode aplicar por mês. Contudo, como dito, o ideal é utilizar as duas estratégias, sem renunciar a uma pela outra.

07 estratégias para aumentar o tráfego no e-commerce

Agora que você já entendeu como funciona o tráfego para e-commerce, deixamos 07 estratégias para que você aplique e aumente o número de visitantes e as vendas da sua loja. Acompanhe!

Faça a segmentação do público

Para que o aumento do tráfego aconteça, é importante se comunicar com as pessoas de forma personalizada, mostrando que a sua loja dispõe de itens que elas precisam. Para isso, é fundamental conhecer a persona do seu negócio.

Em alguns casos, quando o e-commerce trabalha com produtos de diversas categorias, ele pode atrair visitantes com interesses diferentes. Por isso, é importante segmentar o público, dividindo-os conforme as suas preferências para conseguir criar algo mais atrativo que faça com que eles tenham interesse em acessar a sua loja virtual.

Invista em SEO

O SEO (Search Engine Optimization), consiste em um conjunto de técnicas que fazem com que a sua página alcance melhores resultados nas pesquisas dos usuários nos motores de buscas. Quando o objetivo é gerar tráfego para e-commerce, é necessário não prescindir dessa estratégia, pois ela é fundamental, especialmente de forma orgânica.

Para utilizá-la é preciso ter atenção ao uso de palavras-chave, ou seja, elas devem ser os termos que o seu público usa para pesquisar aquilo que você vende. Além disso, títulos, descrições de URLs, cadastro detalhado de produtos, nome nas imagens dos itens, tudo isso precisa ser de fácil entendimento.

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Produza bons conteúdos

Especialmente quando o assunto é tráfego orgânico, a produção de bons conteúdos ajuda muito a trazer informações relevantes ao seu público-alvo. Ao criar conteúdo para redes sociais, blogs e demais canais de comunicação, é possível chamar a atenção dos usuários, ativando o gatilho da curiosidade, fazendo com que eles queiram conhecer mais a sua loja.

Para isso, o ideal é focar nas dores e desafios do público, mostrando os produtos que podem resolvê-los, construindo uma reputação de referência para encontrar soluções. Além disso, desenvolver conteúdos para as redes sociais, é uma tarefa obrigatória se você deseja crescer e aumentar as vendas.

Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das maiores estratégias de tráfego para e-commerce. Isso porque, com ele é possível criar mensagens personalizadas, conforme o interesse do público.

No entanto, para obter bons resultados com o e-mail marketing, é fundamental que você já tenha definido o tipo de público para a sua loja virtual, pois o conteúdo enviado será uma forma para atraí-los ao seu negócio.

Estruture a sua plataforma

Outro ponto de extrema importância para um bom tráfego é investir na estrutura da sua plataforma de e-commerce. Para isso, você precisa se atentar a detalhes como:

  • se o servidor da sua loja é potente o suficiente para mantê-la no ar 24 horas por dia;
  • se o domínio da sua loja tem um endereço próprio que facilita as buscas do público;
  • se a plataforma do seu e-commerce possui carregamento rápido e é responsiva.

É importante avaliar cada um desses itens, aplicando as correções necessárias para que a estrutura da plataforma esteja em perfeitas condições para receber os consumidores.

Aposte em anúncios patrocinados

Uma excelente forma de trabalhar com o tráfego pago é apostando na criação de anúncios patrocinados. É possível criar anúncios por meio do Google Ads, Instagram, Facebook, YouTube e demais canais. Para isso, basta investir em um determinado valor por dias e as ferramentas irão se encarregar de ajudar a sua loja a alcançar o público ideal.

Utilize avaliações e referências

Por fim, é importante lembrar que toda vez que uma pessoa faz uma compra on-line, normalmente ela busca por avaliações de outros compradores e referência da loja em si. Em razão disso, deixar comentários de consumidores e as classificações dos seus produtos em destaque é uma boa maneira de atrair mais visitantes e realizar mais vendas.

Pronto para ampliar o tráfego para e-commerce?

Como vimos até aqui, o tráfego para e-commerce é uma das principais métricas de acompanhamento para o sucesso da sua loja virtual. No entanto, não basta acompanhá-lo, é fundamental investir nas estratégias que tenham como finalidade ampliá-lo sempre mais.

Ao seguir as dicas que deixamos neste conteúdo, seu negócio, com toda certeza, irá se destacar dos demais. Contudo, é válido destacar que é necessário aplicar as estratégias e medir quais dão mais resultados para você.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir o nosso artigo sobre logística para e-commerce, afinal, com a melhoria do tráfego, as vendas também se intensificam e outros campos devem ser estudados e organizados. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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