Marketing digital

Campanha Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, também conhecido como “Black Friday do primeiro semestre”, é uma data relevante ao comércio digital. Sendo considerada a primeira grande oportunidade do Calendário E-commerce 2024, a criação de uma Campanha para o Dia do Consumidor pode fomentar as vendas de forma considerável.

Muito mais que a chance de bons lucros em um único dia, há possibilidade dessa data ser ampliada, tornando-se a “semana do consumidor”. Desta forma, o planejamento de ações para essa sazonalidade deve ser pensado com a finalidade de tirar o máximo de proveito para o seu e-commerce.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos te ajudar com ideias de Campanha para o Dia do Consumidor. Além de atrair mais clientes, por meio dessas dicas, será possível potencializar os resultados da sua loja virtual. Acompanhe!

Qual a importância da Campanha do Dia do Consumidor?

No geral, os clientes sempre buscam por novidades no mercado e, no Dia do Consumidor, essa expectativa aumenta ainda mais. Vantagens como preços atrativos, ofertas de produtos, entregas mais rápidas e frete grátis são algumas delas. Além disso, a procura por relações mais transparentes e de confiança com as marcas também se ampliam.

Oferecer benefícios nessa data é algo que combina claramente com a proposta do Dia do Consumidor. Criada em 1983 e comemorada em todo 15 de março, a ocasião celebra a defesa aos direitos que todas as pessoas possuem enquanto consumidoras.

Por isso, as empresas que criam boas ações para esse dia, vão muito além da colaboração para mais oportunidades de negócio. Elas também atendem às expectativas do público e demonstram preocupação com seus interesses. Inclusive, investir em campanhas de marketing e vendas nessa data se tornou essencial ao calendário de eventos dos e-commerces.

6 Ideias de Campanha para o Dia do Consumidor

1. Enriqueça e experiência do consumidor

Antes de pensar em aplicar descontos ou investir em ofertas, é fundamental lembrar que o cliente deve ter uma boa experiência de compra. Desta forma, ele não irá adquirir itens somente durante a Campanha do Dia do Consumidor, mas sim, sempre que buscar por soluções, tendo o seu e-commerce como referência.

Diversos fatores influenciam na experiência do consumidor e isso vai desde a divulgação antecipada das suas ações até o feedback ao fim dela. Dentre esses fatores, podemos destacar:

Para garantir todos esses pontos durante a campanha, é necessário analisar antecipadamente se tudo está dentro dos parâmetros esperados. Além disso, é importante preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência, para evitar instabilidade durante os picos de acessos.

2. Aposte no envio de brindes exclusivos

Enviar brindes ao cliente é algo que, sem dúvida alguma, irá diferenciar a sua loja das demais. Esse tipo de mimo faz com que o consumidor se sinta especial e valorizado. No entanto, aposte em brindes exclusivos, ou seja, que façam com que o cliente se sinta conectado a sua loja.

Um exemplo disso é, caso você tenha um e-commerce de bolos, pode enviar uma amostra de um novo sabor. Desta forma, além de agradar o consumidor, você ainda divulga um item novo no cardápio. Se o cliente gostar, as chances de ele voltar para comprar são maiores.

3. Invista em frete grátis

Quando o assunto é a venda online, um dos benefícios que mais atraem clientes é o “frete grátis”. Essa é uma excelente forma de impulsionar as vendas da sua campanha do Dia do Consumidor.

Em um primeiro momento, você pode pensar que esse tipo de investimento não é tão vantajoso. Entretanto, é importante lembrar que as ações dessa data podem aumentar de forma considerável as suas vendas e que esse fato isolado já irá compensar.

Além disso, você pode condicionar o benefício à determinada quantia gasta na loja ou também realizar acordos com os fornecedores.

4. Monte pacotes de produtos ou serviços por preços promocionais

As datas comemorativas são oportunidades para aumentar o ticket médio via cross sell, isto é, pela prática de vender um produto ou serviço adicional ao cliente. Basicamente, isso significa oferecer descontos por meio da combinação dos produtos adquiridos.

Por exemplo, se você vende artigos esportivos, pode montar um pacote para vender bola, chuteira e meião de futebol por um valor mais acessível do que a compra separada. Inclusive, você pode apostar no famoso “Compre 5 e leve 6”, que os clientes já estão familiarizados.

Esses tipos de técnicas tornam as suas ofertas ainda mais atrativas e ainda aumentam a quantidade de itens que os consumidores colocam nos carrinhos de compra.

5. Ofereça descontos atrativos

Na Campanha do Dia do Consumidor, é fundamental oferecer descontos atrativos, isto é, que faça os olhos dos clientes brilharem. Para isso, você pode investir em descontos de 30%, 40% ou até 50%, por meio de cupons exclusivos para a data.

É importante criar uma boa ação de divulgação para avisar os clientes sobre os descontos que aconteceram na semana. Contudo, lembre-se de garantir que essas condições especiais sejam realmente atrativas. Assim, o seu e-commerce passará uma boa imagem e confiança aos consumidores.

6. Crie conteúdo para o Dia do Consumidor nas redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para qualquer tipo de campanha do seu e-commerce. Mídias como Instagram, Facebook, Twitter, entre outras não podem ficar de fora quando o assunto é ações para vender mais.

Além das postagens, vídeos e stories, existe uma boa sugestão para a divulgação que é a produção de reviews. Ao convidar clientes para falar sobre as experiências positivas com seus itens, você aumenta a confiança dos usuários e amplia o senso de valorização da sua marca.

Tudo pronto para montar a sua Campanha para o Dia do Consumidor?

Chegamos ao fim e reforçamos que todas as dicas acima podem ser implementadas não somente no Dia do Consumidor, como durante toda a semana e demais datas sazonais. Trabalhar com ações bem planejadas para determinadas épocas é investir em um compromisso com o aumento de vendas e satisfação do cliente.

É importante destacar que todas as campanhas devem ser planejadas não somente para o benefício do e-commerce, mas sim, para auxiliar o cliente com soluções assertivas e que trarão vantagens durante o processo de compra.

E aí? Tudo pronto para montar a sua Campanha para o dia do Consumidor? Conte aqui para a gente. Não se esqueça que estamos à disposição para te auxiliar com todas as dúvidas para a melhoria do seu ecommerce. Até o próximo artigo!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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