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Precificação inteligente para e-commerce

Visando a satisfação dos clientes e a competitividade do negócio, os lojistas estão sempre em busca de novas estratégias. A precificação inteligente é uma delas.

Diante de um cenário virtual cada vez mais concorrido, a loja que investe mais em novidades, é a que se sobressai das demais. Por isso, acompanhar as tendências, é sempre o melhor caminho para se destacar.

A precificação inteligente é assunto que ganha destaque no mundo digital. Para se ter uma ideia, em 2020, o site Isto é dinheiro, trouxe um artigo sobre a iniciativa dos preços definidos por robôs, ressaltando a praticidade e a exclusão da tarefa antes realizada manualmente. [fonte]

O conteúdo abordou o uso da inteligência artificial (IA), para realizar o cruzamento de dados de uma loja em grande escala que, por meio de dois cliques, estabeleceu o melhor preço de 15 mil itens ao mesmo tempo.

Ficou curioso para saber mais como isso foi possível? No conteúdo de hoje, falaremos de forma detalhada sobre a precificação inteligente e como ela pode ser útil para o seu ecommerce. Continue com a gente!

O que é precificação inteligente?

A precificação inteligente, como o próprio nome já sugere, consiste em uma espécie de precificação automatizada que tem como base as informações internas fornecidas pelo sistema do próprio e-commerce, como por exemplo:

  • conversão;
  • estoque;
  • vendas;
  • abandono de carrinho;
  • custos;
  • visitas;
  • dentre outros.

Por intermédio desses dados, o sistema passa a otimizar os preços com referência no histórico da loja.

No entanto, para utilizar a precificação inteligente é exigido que o lojista tenha um elevado grau de conhecimento, para que ele considere o número mais de informações, como:

  • concorrência: a quantidade de lojas da região que comercializam o mesmo produto;
  • sazonalidade: a ampliação ou redução da demanda de determinado itens com base na época do ano;
  • diferencial competitivo: as vantagens do mercado do seu segmento, como a exclusividade de um produto;
  • posicionamento e público: amplo conhecimento sobre o público-alvo;
  • finanças da loja: despesas e custos do negócio, como a média de vendas, a conversão, e assim por diante.

É importante destacar que, os empreendedores utilizam a precificação inteligente com o intuito de realizar reajustes automáticos nos valores de seus itens para adequá-los à atualidade do mercado.

Um bom exemplo disso é um sistema de precificação inteligente que reduz os preços de alguns itens com pouca saída, complementando o valor em outros, para um melhor equilíbrio das contas.

Quais são os benefícios da precificação inteligente?

Os benefícios da precificação inteligente são diversos. Dentre eles, podemos destacar:

  • mais competitividade: é possível manter os seus produtos com valores competitivos, atraindo mais consumidores, além de fidelizar os já existentes;
  • maior rentabilidade: muito mais segurança de faturamento, evitando que a loja passe por crises pela precificação errada;
  • aumento do retorno sobre o investimento (ROI): a loja poderá maximizar os ganhos por meio de investimentos;
  • imagem mais positiva: com uma boa precificação, e os demais benefícios oferecidos por ela, a loja ganha mais destaque, melhorando a imagem no mercado.

Entretanto, ainda que seja uma excelente opção, a precificação inteligente só é indicada para os e-commerces que possuem uma boa bagagem de dados internos. Por esta razão, se esse não for o seu caso, é fundamental investir em um sistema de gestão que garantirá a melhor organização e, consequentemente, o sucesso do seu negócio.

Qual é a diferença entre precificação dinâmica e a precificação inteligente?

Apesar de parecem semelhantes, a precificação dinâmica e a precificação inteligente possuem táticas diferentes. A seguir, faremos uma comparação para que você entenda de forma simples as principais diferenças entre as duas.

Precificação dinâmica

A precificação dinâmica é considerada uma estratégia mais simples que a precificação inteligente, isso porque ela é baseada nas informações dos concorrentes, ou seja, é utilizada para equilibrar a diferença entre os preços da loja que a aplica e as demais.

Por exemplo: uma determinada loja vende roupas e calçados, e possui duas concorrentes. No entanto, essa loja percebe que o seu portfólio de produtos está 30% abaixo das outras duas, ou seja, ela está deixando de lucrar.

Para corrigir essa situação, ela pode investir na precificação dinâmica, criando regras para que os seus produtos fiquem apenas 10% abaixo dos concorrentes, isto é, ela continua com o melhor preço, porém melhorando sua margem.

Precificação inteligente

Como já abordamos no conteúdo, a precificação inteligente é mais complexa que a dinâmica e exige um nível alto de especialização de quem a oferece, pois é baseada diretamente em modelos estatísticos e algoritmos alimentados pelo sistema da loja.

Utilizando o mesmo exemplo anterior, vamos supor que a mesma loja que aplicou a precificação dinâmica, agora queira investir na inteligente. Para isso, ela vai precisar se basear em outros fatores além da concorrência, como em suas próprias vendas, taxas de conversação e seu público-alvo.

É válido ressaltar que a precificação inteligente abre infinitas possibilidades a quem utiliza, sendo possível parametrizar os objetivos que se deseja alcançar, ou seja, se o empreendedor desejar ampliar as vendas, a precificação inteligente irá reduzir os preços de produtos mais supérfluos, aumentando os de maior procura.

Já se o objetivo da loja for aumentar a margem de lucro, a precificação inteligente irá ampliar os itens que não impactarão diretamente nas vendas diárias. Em razão disso, é importante ter um bom planejamento antes de investir em ambos os métodos.

Já pensou em investir na precificação inteligente?

Além de estar por dentro das tendências, investir na precificação inteligente é uma forma de garantir que seu e-commerce obtenha aumento na competitividade, lucratividade e se desenvolva de maneira mais saudável.

No entanto, como vimos, a precificação inteligente trata-se de um processo bem complexo e requer muito conhecimento por parte dos gestores do negócio. Em razão disso, é fundamental um bom planejamento para evitar possíveis erros a longo prazo.

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Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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