E-commerce

Estratégias de produtos: o que são e como fazer?

Se você tem ou deseja ter um e-commerce, ou marketplace, deve saber que os produtos comercializados são os maiores responsáveis pelo sucesso de um negócio. Isso porque, eles precisam entregar valor e atender as necessidades dos consumidores.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário contar com estratégias de produtos para que todos os itens oferecidos na loja estejam alinhados com as preferências do mercado. Em outras palavras, qualquer negócio que queira crescer e ter êxito precisa de um plano de produtos para atrair e fidelizar clientes.

Neste contexto, a pesquisa de mercado é uma aliada e tanto, uma vez que, por intermédio dela, é possível coletar dados sobre consumidores e concorrentes. Com uma base sólida de informações, as estratégias de produtos são planejadas de maneira eficaz, auxiliando em decisões como, precificação inteligente e estratégias de marketing, por exemplo.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o assunto, continue conosco neste artigo. Preparamos um conteúdo completo para você aprender a realizar as estratégias de produtos e impulsionar o seu negócio, conquistando clientes em potencial. Vem com a gente e descubra como!

O que são estratégias de produtos?

Em linhas gerais, as estratégias de produtos fazem referência ao planejamento dos itens comercializados em uma loja. Ou seja, elas são responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos, bem como seus pontos de melhorias, planos de marketing e impulsionamento no mercado.

Contar com boas estratégias de produtos é essencial para garantir que os itens do seu negócio atendam as necessidades dos consumidores e se destaquem da concorrência. Em outras palavras, esse tipo de planejamento consegue ajudar a sua loja a alcançar os resultados esperados por meio de determinado produto.

Para exemplificarmos, vamos falar sobre um e-commerce muito conhecido que aplica as estratégias de produtos, a Jequiti. Além de lançar frequentemente novos produtos de beleza vendidos por meio de catálogo e loja on-line, a marca aposta constantemente em perfumes assinados por artistas.

Mas, o que isso tem a ver com as estratégias de produtos? Ora, tudo!

A Jequiti estuda o mercado e as preferências dos consumidores antes de colocar uma nova fragrância à venda. No entanto, muito além de pesquisar os cheiros preferidos das pessoas, ela busca pelos artistas do momento.

Notícia da Jequiti

Desta forma, a Jequiti consegue alcançar um número maior de clientes pelo mundo, se destacando de outras marcas que atuam de forma semelhante. Isso porque, ela estuda o mercado, os clientes e a concorrência, lançando itens assinados por celebridades que trazem muitos consumidores interessados não somente na fragrância, como no artista.

Neste contexto, a marca define um planejamento completo que vai desde a preferência do público-alvo, até as estratégias de marketing para garantir o sucesso nas vendas. Entretanto, esse não é um tipo de processo que deve ser realizado apenas uma vez. É fundamental acompanhar constantemente os concorrentes e ter acesso aos feedbacks dos clientes para saber qual é o efeito que cada produto exerce sobre o consumidor e o mercado.

Esses dados devem ser documentados e deixados como um guia para estratégias de produtos mais detalhadas e assertivas. Além disso, é importante sempre avaliar os itens para saber se ele continua trazendo os resultados esperados. Acompanhe, a seguir, como fazer as estratégias de produtos na sua loja!

Como realizar as estratégias de produtos?

Para realizar as estratégias de produtos, a sua loja precisa estar sempre por dentro de duas coisas: o que os consumidores buscam e o que os concorrentes entregam.

A melhor forma de fazer isso é por intermédio das pesquisas de mercado que oferecem dados concretos sobre os dois assuntos. Ou seja, com elas, o seu negócio consegue alinhar as estratégias de produtos com as necessidades e desejos do seu público-alvo. Saiba detalhes sobre elas, abaixo:

Pesquisas sobre o comportamento de compra do consumidor

As pesquisas sobre o comportamento de compra do consumidor são fundamentais para o desenvolvimento de boas estratégias de produtos. Isso porque, por meio delas, é possível identificar as necessidades dos clientes e ainda entender como eles se comportam no momento da aquisição de itens.

Pesquisas sobre a concorrência

Já as pesquisas sobre a concorrência são importantes, pois mostram os pontos que a sua loja pode melhorar para se destacar em relação à concorrência. Além disso, ela auxilia na compreensão de quais são as características que os consumidores buscam nas marcas, antes de adquirir seus produtos.

Contudo, além das pesquisas de mercado, é necessário realizar os testes de produtos. Isso significa que, todo novo item que for adicionado a sua loja, deve ser apresentado aos consumidores para saber se eles aprovam, ou não, a sua proposta. Inclusive, é fundamental conhecer a persona do seu negócio e entender como os seus produtos solucionam os problemas e necessidades dela.

Quais são os principais tipos de estratégias de produtos?

Desenvolver estratégias de produtos não é algo simples e fácil. Isso porque, todo o planejamento implica em analisar produtos de forma detalhada e realizar os ajustes necessários. Levando em consideração que cada item é único, existem diferentes maneiras de realizar essas estratégias. Acompanhe, a seguir.

1. Estratégias de produtos com foco

As estratégias de produtos com foco, são aquelas que consideram desenvolver um item para uma única persona. Ou seja, lembrando do exemplo que demos sobre a Jequiti, quando a marca lança um perfume assinado por um artista, ela foca nos fãs dessa celebridade.

Assim, trata-se de uma abordagem bem-sucedida, uma vez que dá ênfase às necessidades de um grupo específico de pessoas, e cria uma solução pensada para elas. É uma excelente forma de fidelizar consumidores.

2. Estratégias de produtos com base nos custos

Já as estratégias de produtos com base nos custos, visa o desenvolvimento de um determinado produto, investindo o menor valor possível. Ou seja, elas avaliam os recursos disponíveis e apostam em algo menos custoso para a loja.

Esse tipo de técnica é bem viável para se destacar da concorrência sem precisar investir muito. Em outras palavras, aposta-se em um maior ROI (Retorno sobre investimento).

3. Estratégias de produtos com diferenciação

Por fim, as estratégias de produtos com diferenciação são muito usadas e costumam fazer sucesso. Isso porque, se trata de diferenciar um produto com base em atributos e não no preço. Neste contexto, há diferentes formas de se fazer isso.

Se pensarmos, mais uma vez, na Jequiti, veremos que ela tem uma forte concorrência, quando o assunto são fragrâncias. No entanto, mesmo que seus perfumes tenham cheiros semelhantes aos dos concorrentes, ela tem algo único: a assinatura dos mais diferentes artistas.

Esse tipo de estratégia é, portanto, a que foca nas características do item, sejam elas o material, a qualidade, a inovação, dentre outras. Ou seja, ela se concentra na personalidade do item que o torna memorável ao consumidor.

Entendeu tudo sobre estratégias de produtos?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender tudo sobre estratégias de produtos. É importante ressaltar que esse tipo de planejamento é uma ferramenta essencial para os mais variados modelos de negócio e implementação de todos os tipos de itens.

Em outras palavras, é preciso ter ciência de que qualquer produto precisa de um plano para ser compatível com os desejos dos consumidores. Ou seja, é ideal alinhar as expectativas da loja com as do público, oferecendo sempre o melhor e garantindo a satisfação e fidelização.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo que responderemos com todo prazer. Lembre que, o nosso blog é o melhor caminho para você aprender tudo sobre e-commerce e marketplace. Nossa equipe se atualiza constantemente para trazer os melhores conteúdos sobre as lojas e vendas on-line. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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