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Black Friday: 4 Ações Para Vender Mais

Você sabia que a Black Friday é um evento em que lojistas podem alcançar o faturamento do ano inteiro em apenas uma semana?

Sim, a Black Friday já é uma realidade no mercado brasileiro faz anos, e seu apelo está cada vez mais forte. Se você é lojista e possui um E-commerce ou marketplace, se preparar para esse evento com as estratégias certas é imprescindível e pode mudar seu ano.

Isso porque, além de os compradores esperarem o ano todo por essa infinidade de promoções, o volume de vendas é bilionário e garante oportunidade para lojas de todos os segmentos.

Pensando nisso, a Wave Commerce trouxe 4 ações para impulsionar os resultados do seu E-commerce na Black Friday!

Quais são as expectativas para a Black Friday?

A MField, agência especializada em marketing de influência, desenvolveu uma pesquisa com 2.300 participantes sobre a expectativa de compra durante Black Friday e revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023.

43,4% compraram na data ano passado, enquanto 75,6% pretendem fazer compras esse ano. Em relação ao canal escolhido para efetuar a compra, 56,7% falaram lojas online; 18,6% lojas online e físicas e 3,9% exclusivamente em lojas físicas.

Como mencionamos antes, alguns lojistas conseguem lucrar nessa data um valor acima da média comparada ao restante do ano todo. Em 2022, da quinta-feira pré-Black Friday até a Cyber Monday, o faturamento total foi de R$ 6,1 bilhões. A taxa de recompra superou os resultados de 2021 (4,4%), chegando a 7,1%.

Outro destaque interessante foi o crescimento impressionante do Pix como modalidade de pagamento. O Pix se tornou uma forma importante de pagamento (bom para lojas e clientes), tendo um aumento de 142,87%. Por último, houve redução em 12% na taxa de abandono de carrinho.

Como ponto negativo, tivemos uma retração de 23% no faturamento total da Black. Muitos lojistas já especulavam que a coincidência com a Copa do Mundo poderia levar consumidores a focarem em conteúdos e informações a respeito da copa, e o primeiro jogo do Brasil caindo um dia antes do evento agravou esse cenário

No entanto, temos como tendência para 2023 que os pontos positivos se intensifiquem e os negativos amenizem (ou até mesmo desapareçam, como no caso da Copa). Portanto, esses números só comprovam a importância de se preparar de forma antecipada para a data, que pode trazer lucros equivalentes a um mês de vendas em um único dia.

Quando será a Black Friday de 2023?

Em 2023 a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro, seguindo o hábito de realizar a ação sempre na última sexta-feira do mês 11. Essa campanha teve origem nos Estados Unidos e a data foi escolhida para combinar com o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças comemorado no país.

Ainda que a data sugira um único dia de vendas, podemos observar uma tendência que passou a existir no varejo brasileiro chamada Black November, uma espécie de “esquenta” para promoções antecipadas.

Além disso, o nome Black Week também vem sendo bastante utilizado para lucrar ainda mais durante a semana da data oficial do evento.

Vale destacar que, além da Black Friday, hoje contamos com a Cyber Monday que é um acontecimento exclusivo no varejo online e foca na venda de produtos eletrônicos, na segunda-feira, após a realização da Black Friday.

Todo o E-commerce deve se preparar para a Black Friday

Uma pesquisa realizada pela Nuvemshop apontou que a Black Friday é uma data importante no faturamento anual de 60% dos pequenos e médios empreendedores do mercado online.

Além disso, 1 em cada 4 lojistas consideram a possibilidade de um aumento de vendas entre 16% e 30%. No entanto, para que esses resultados se concretizem é importante se preparar para a Black Friday.

Segundo um artigo publicado no site E-commerce Brasil, uma má gestão do E-commerce durante o período da Black Friday pode gerar consequências como a perda de cliente pela falta de produtos, carrinhos de compra abandonados e campanhas ineficientes.

O consumidor costuma analisar com cautela os prós e contras nas compras online, especialmente durante a Black Friday. Por essa razão, é fundamental investir em planejamento inteligente para que o cliente tenha segurança na compra.

Com base nesses dados, e sabendo da importância dessa data, montamos uma lista de tudo o que você precisa saber para ter sucesso nas suas vendas durante a Black Friday. Seguindo estas ações, você estará pronto para aumentar as chances de vendas, sem perder nenhuma oportunidade. Confira!

4 ações para aumentar os resultados na Black Friday

Ainda que o período da Black Friday seja curto, podendo durar de 1 dia até 1 mês, ele requer um planejamento mais longo. Esse é o período no qual muitos consumidores conhecerão a sua loja e podem ou não voltar a comprar, dependendo da experiência que tiveram com ela.

Nos próximos tópicos, vamos mostrar um passo a passo que vai lhe ajudar a lucrar muito com a Black Friday. São 4 ações essenciais para qualquer lojista que deseja ter sucesso no evento mais aguardado do ano dos E-commerces. Vamos lá?

1. Prepare Seu E-Commerce: Ações imprescindíveis para deixar a casa pronta

Organize o seu estoque e logística

É muito importante que seu estoque seja organizado com antecedência para evitar problemas no momento das vendas. Nesta etapa do planejamento, você deve:

  1. Alinhar as ideias de ações com os itens que você pretende vender durante todo o período
  2. Manter o estoque com um número maior de produtos do que de costume para aumentar o faturamento.

Busque escolher produtos específicos sem muitas variedades. Parece estranho, mas é melhor focar em poucos produtos com excelentes promoções do que oferecer pequenos descontos em cada um dos itens da sua loja.

É fundamental ter um plano de vendas no qual os seus fornecedores possam atendê-lo. Isso significa que, mais do que organizar o estoque que você já tem, planejar com antecedência é importante para que os produtos ainda não recebidos não estejam em falta no grande dia.

Aqui também é crucial avaliar se o seu segmento pode vender em grande volume. Se a sua loja faz parte de produtos manufaturados ou sob encomenda, o planejamento deverá ser ainda maior.

Verifique a estrutura da sua plataforma de E-commerce

O pico de usuários que visitarão a sua loja durante a Black Friday será infinitamente maior que o habitual. Por essa razão, é importante checar se existem problemas com estabilidade e segurança para oferecer uma experiência de compra satisfatória ao consumidor.

Para isso, é necessário conversar com o suporte da sua plataforma de E-commerce e verificar esses pontos. Isso lhe dará a certeza que o site não ficará fora do ar no evento.

Também é fundamental avaliar a capacidade de acessos simultâneos, meios de pagamento e principalmente sistema antifraude. Nada pode passar despercebido.

Defina os prazos de entrega

Para que a sua Black Friday ocorra da melhor maneira possível, sem causar insatisfação aos clientes, organize junto aos seus parceiros o prazo de entrega para cada região e crie uma tabela de controle.

Depois, adicione esse prazo nas descrições dos produtos para que o consumidor tenha conhecimento de quanto tempo levará para a entrega do produto.

Prepare a sua equipe de atendimento

Durante a Black Friday, é inevitável que as dúvidas dos clientes dobrem. Portanto, é fundamental investir em um time de atendimento completo, capaz de oferecer uma experiência personalizada ao usuário.

Lembre-se que será necessário estender os horários de suporte, pois muitas pessoas comprarão à noite. Por isso, oferecer atendimento por 24 horas pode ser um grande diferencial para a sua loja.

Vale destacar que esse tipo de suporte deve ser feito de forma ágil, então mantenha uma pessoa apenas para atender as redes sociais e outras para contatos feitos via WhatsApp.

É fundamental que além da agilidade, o atendente seja cordial e evite usar gírias e expressões fora do profissional, criando uma maior autoridade e confiança por parte do consumidor.

2. Planeje suas ações promocionais

Este é o primeiro ponto a ser analisado, as suas ações promocionais, ou seja:

  • Quais produtos você colocará em promoção?
  • Irá oferecer cupons de desconto?
  • Sua loja terá frete grátis?
  • Irá presentear seus clientes com brindes?

Todas essas ideias de ações deverão ser avaliadas e escolhidas a dedo. Não é recomendado investir em todas, você precisa se planejar para dar a atenção necessária a apenas uma ou algumas delas.

É fundamental analisar os produtos que possuem boa margem de lucro, da mesma forma que aqueles que estão parados no estoque. Assim, você consegue calcular um desconto atrativo que não causará prejuízos ao negócio.

Vamos dar algumas dicas de estratégias para promoções de produtos, utilizadas por grandes players do mercado

Uma dica interessante é criar um “esquenta Black Friday” com ofertas mais atrativas, para no dia do evento intensificar as promoções, podendo duplicar o número de vendas.

Algumas categorias têm resultados expressivos até mesmo para o contexto de Black Friday, fazendo com que a estratégia se torne ainda mais importante para superar a concorrência. Na Black Friday de 2022, por exemplo, o setor de eletrodomésticos foi o que mais faturou, com uma porcentagem de 17,9% em relação ao resto, conforme o site E-Commerce Brasil.

Esse número do setor de eletrodomésticos foi uma superação até em relação a si, pois na Black Friday de 2021 havia ficado com uma fatia de 17,1%.

No caso de 2022, as televisões se sobressaíram por conta da Copa do Mundo, mas o mercado é fluido e pode mudar em cada edição. Por isso, é essencial ter uma equipe atenta para pescar as melhores oportunidades e promover exatamente aqueles produtos que o consumidor mais está procurando!

3. Estruture as campanhas de marketing digital

Estruture campanhas de marketing digital com foco na Black Friday. O ideal é iniciá-las com, pelo menos, 45 dias de antecedência, assim todos os departamentos envolvidos podem se preparar para o evento.

Você pode investir em campanhas de Google ADS, Facebook Ads e até mesmo Tik Tok Ads. Lembre-se que os anúncios online são indispensáveis para o sucesso de um E-commerce na Black Friday, e fora dela também.

Além disso, outra campanha que pode gerar bons lucros durante o período de Black Friday é o E-mail marketing. Faça segmentação de leads, desde consumidores até contatos de newsletter e crie condições exclusivas para cada público.

Invista também nas redes sociais, por meio de publicações em diversos canais e interaja com os seus seguidores. Lembre-se que sua loja deve estar otimizada para funcionar via celular, com layout intuitivo e pensado para a versão mobile.

Não se esqueça que o Google está de olho em tudo, e para ter os seus produtos no topo da lista nos buscadores, é imprescindível aplicar as técnicas de SEO em suas campanhas.

No ano de 2023, a Wave Commerce já começou a preparação para a Black Friday em outubro. Clientes como Cook Eletroraro, Sex Shop Atacadão e Termolar, já tem campanhas de tráfego preparadas com os 45 dias de antecedência sugeridos.

4. Invista no visual da loja e nas descrições dos seus produtos

Para a Black Friday, assim como em datas comemorativas, investir em banners temáticos é uma experiência diferenciada para os compradores. Por isso, busque por criação de banner de destaques e secundários para a página inicial do site, customização de categorias, tags nos produtos e bom template, inclusive para o E-mail marketing.

Já no que diz respeito às descrições dos produtos, é fundamental levar em consideração as práticas de SEO, se atentando a palavras-chave sazonais. É bem provável que os clientes que estão em busca de determinado produto, procurem termos como “melhores promoções”, “promoções imperdíveis”, etc. Por essa razão, você deve identificar essas keywords e colocá-las em prática.

Lembre-se que suas descrições, além de seguir as práticas de SEO, devem ser inéditas. Nada de usar as descrições de seus fornecedores, isso faz seu E-commerce perder a relevância ou ainda cair em conteúdo de plágio.

Outro fator importante é a imagem de seus produtos. Confira se foram bem fotografados de todos os ângulos, evitando o uso de fotos amadoras. Esses aspectos transmitem mais segurança aos clientes.

Na Wave, clientes como Cook Eletroraro, Termolar e muitos outros já utilizam a prática do SEO para se colocarem entre os mais bem ranqueados nas pesquisas do Google. É um trabalho contínuo, que em momentos quando as pesquisas atrás de produtos específicos se intensifica (Black Friday), traz excelentes resultados em vendas de maneira orgânica.

Além disso, a Cook Eletroraro acabou de fazer uma transição na plataforma de seu E-commerce, migrando de VTEX CMS para VTEX IO. Isso deixou o site do cliente com um design muito mais fácil e acessível para o consumidor, batendo recordes de faturamento e com ótimas projeções para eventos como a Black Friday. O planejamento prévio é tudo!

Wave Commerce – Especialista Em Black Friday

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado no seu planejamento para a Black Friday.

Lembrando que cada caso é um caso, e para conseguir extrair o máximo potencial do seu E-Commerce em uma Black Friday, é necessário fazer um estudo personalizado do seu negócio.

A Wave Commerce, especialista em E-Commerce e marketplace, elabora estratégias conforme as necessidades do cliente, visando sempre as especificidades do E-Commerce em questão!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente ou chame a nossa equipe que estaremos prontos para atendê-lo. Não se esqueça de baixar o nosso Guia Black Friday de Sucesso, com tudo que você precisa saber para decolar nas vendas durante esse período!

Formada em Marketing e apaixonada por comunicação. Atuo na Wave Commerce como Analista de Marketing & Produtora de Conteúdo Web para E-mail Marketing, Blog e Materiais Ricos

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