Marketing digital

O que é google ads e quais os tipos de anúncio dessa ferramenta

Pinterest LinkedIn Tumblr

Ainda que existam outros mecanismos de pesquisa, é no Google que as pessoas procuram por todo tipo de coisas. É por lá, inclusive, que elas fazem compras. Pensando nisso, é essencial estar sempre nos primeiros resultados de busca. Existem diversas ferramentas e artifícios para conseguir isso de forma orgânica, mas que exigem tempo e dedicação. Se você, seu produto ou loja precisarem ser vistos hoje, Google Ads é, atualmente, a maneira mais efetiva de fazer isso. Essa é a plataforma de publicidade do Google, quando você anuncia através dela, seus produtos ou serviços serão exibidos em forma de links patrocinados durantes as buscas do usuário. Dentro do Google Ads existem diversas maneiras de anunciar conforme sua necessidade, objetivos e orçamento. Trabalhando a ferramenta da forma correta, você estará sempre nos primeiros resultados.

Por que anunciar no Google Ads?

No Brasil, mais de 90% das buscas são realizadas através do Google. Com o Google Ads você tem a oportunidade de ser visto por quem de fato está procurando pelo que você oferece, no maior site de buscas do mundo! Dentre os diversos motivos para anunciar no Google Ads, a excelente maneira de segmentação com certeza é um diferencial. Você pode segmentar por público alvo, por keywords e diversas outras maneiras de melhorar seu anúncio. Além disso, com o Google Ads você tem total controle de dinheiro investido. Você pode acompanhar desde o gasto total até o gasto por clique, dessa forma você sabe se é a melhor hora para investir mais ou até mesmo pausar um anúncio. Fazer anúncios no Google Ads já é uma realidade. Nove em cada dez sites exibem anúncios no Youtube, Gmail, Apps, Shopping e outros lugares de exibição que o Ads oferece.

Como anunciar no Google Ads

Isso varia de acordo com o tipo de anúncio que você escolher, conforme a estratégia que você definiu para a sua campanha. Em geral, a ferramenta é muito fácil de mexer, é um painel bastante intuitivo. O Google oferece algumas maneiras de fazer seu anúncio, são elas: rede de pesquisa, rede de display, remarketing, Google Shopping, campanhas para chamada, YouTube Ads e anúncios para listas de e-mail

Rede de Pesquisa:

Quando você faz esse tipo de anúncio, o Google exibe seu anúncio nos primeiros resultados de busca do usuário, conforme os termos que ele buscou. Geralmente esses anúncios são exibidos entre os quatro primeiros resultados. A principal vantagem e motivo para fazer esse tipo anúncio, é que ele será exibido para quem já está buscando seu produto ou serviço que você oferece, portanto, as chances de conversão são maiores. Como meu anúncio aparece nessa modalidade? Assim: google ads o que é - anúncio rede de pesquisa

Rede de Display

Com a Rede de Display você pode anunciar em mais de dois milhões de websites, vídeos e aplicativos parceiros do Google. Segundo dados da Comscore Ad Metrix, mais de 130 bilhões de anúncios display foram visualizados em apenas um mês no Brasil, com mais de 70 milhões de usuários impactados. Isso significa que cada pessoa visualizou anúncios 1.797 vezes durante um mês. Com a Rede de Display o anúncio de sua marca ou de seus produtos aparecerão dentro de outros sites, e serão visualizados por seus clientes quando eles acessarem. Você deve usar a segmentação para exibir seus anúncios em sites que tenham a ver com os interesses de seu público-alvo específico. Os anúncios de display podem aparecer dentro de outros sites em forma banners: google ads o que é - anúncio rede de display Ou também em anúncios de texto: google ads o que é - anúncio rede de display texto

Remarketing

Sabe quando você pesquisa um termo, entra em um site, visualiza um produto e depois parece estar sendo perseguido por anúncios relacionados ao que você viu? Isso é remarketing! Essa ferramenta do Google Ads é uma excelente maneira de recuperar vendas. A estratégia é alcançar as pessoas que já acessaram seu site ou aplicativo, que irão visualizar seus anúncios dentro dos sites que fazem parte da Rede de Display e quando fizerem outras buscas sobre o mesmo assunto ou produto. Essas pessoas são impactadas pelos seus anúncios porque quando você ativa a ferramenta de Remarketing, você insere uma tag dentro de seu site ou aplicativo, portanto, cada pessoa que entra em seu site é “marcada” por um período e será identificada pela ferramenta de Remarketing na hora de anunciar. Além disso, existe mais de um tipo de Remarketing dentro do Google Ads, são eles: Remarketing padrão, Remarketing dinâmico, Remarketing em vídeo, Remarketing para dispositivos móveis e listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa. Remarketing padrão: é o que já falamos acima, os anúncios são exibidos dentro de outros sites para pessoas que visitaram seu site ou aplicativo. Remarketing dinâmico: com remarketing dinâmico você pode oferecer nos anúncios os mesmos produtos ou conteúdos que seu cliente visualizou quando acessou seu site. Esse tipo de remarketing leva em consideração as páginas específicas que o usuário navegou em seu site. Remarketing em vídeo: se você produz conteúdo em vídeo, os usuários que interagiram com eles podem ser impactados por este tipo de anúncio enquanto navegam em outros sites ou plataformas como YouTube. Remarketing para dispositivos móveis: com este tipo de remarketing seus anúncios são exibidos dentro de outros aplicativos ou sites mobile para os usuários que navegaram em seu site ou usaram seu aplicativo via dispositivos móveis. Listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa: exibe seus anúncios durante as buscas dos usuários que saíram do seu site e continuam pesquisando os mesmos serviços ou produtos.

Google Shopping

O Google Shopping é uma das ferramentas mais assertivas para quem possui um e-commerce e quer exibir diversos produtos nos primeiros resultados do Google. Com o Google Shopping, quando um usuário procura por um item, o Google agrupa os anúncios de diversos lojistas e os exibe em uma lista no topo dos resultados, dessa forma:

Campanhas de chamada

Se você está interessado em fazer com que mais pessoas liguem para sua empresa, esse é tipo ideal de campanha. Geralmente esse recurso é utilizado por pessoas que oferecem um serviço e não apenas um produto. Nessa campanha as pessoas podem ligar para sua empresa clicando diretamente em seu anúncio. Dentro das campanhas de chamada, você pode configurar para que as pessoas liguem somente no horário em que seu negócio funciona

YouTube Ads

Segundo o relatório de 2019 da We Are Social sobre o uso global da internet, o YouTube é a rede social mais usada no mundo. Este relatório ainda aponta que 95% dos usuários de internet no Brasil utilizam o YouTube, esse percentual equivale a 133 milhões de pessoas. Já pensou que todo esse volume de pessoas visualiza um anúncio antes de começar o vídeo? Com o YouTube Ads você pode criar campanhas para que elas sejam exibidas nesta plataforma. Dentre as vantagens de anunciar no YouTube, estão o poder de segmentação, você pode definir para quem seu anúncio aparece conforme os interesses, idade, sexo ou local que a pessoa mora, por exemplo. Além disso, você só paga por um anúncio quando algum usuário interage com ele. Se o anúncio for pulado antes de 30 segundos, você não pagará nada.

Anúncios para listas de e-mail

Este tipo de anúncio permite que você crie campanhas para sua base de clientes em geral, ou ainda criar anúncios para um público específico dentro de seus clientes. Para criar essa campanha, você precisa dos dados de e-mail que os clientes já compartilharam com você, e então seus anúncios aparecerão durantes suas pesquisas no Google, em seu Gmail ou YouTube. A principal vantagem deste tipo de campanha, é que você pode continuar fortalecendo o vínculo com esses clientes e principalmente, reativar clientes que não estão mais interagindo com seu site.

Investir em Google Ads é um excelente negócio

Com o Google Ads você tem a possibilidade de mostrar tudo que seu negócio oferece com facilidade e uma ferramenta eficiente, que oferece sempre o melhor para o seu objetivo, seja ele receber mais ligações, vender mais online ou até mesmo atrair mais pessoas para sua loja física. Você decide onde, como e para quem seus anúncios serão exibidos. Depois de anunciar, o Google Ads fornece relatórios com todas informações importantes sobre as campanhas e anúncios, incluindo impressões, cliques, taxa de conversão e tudo que você precisa para analisar sua performance na ferramenta. Com o Google Ads você não necessita de um grande investimento, o ideal é conhecer a ferramenta e ir realizando testes com seus anúncios, sempre levando em consideração os dados dos relatórios, para analisar se suas campanhas estão gerando um bom resultado. Para quem decidiu agora começar seus anúncios ou para quem já faz e quer melhorá-los, aqui vão algumas dicas para ter um bom desempenho: não utilizar informações falsas ou tendenciosas para atrair cliques, entender seu público alvo e utilizar uma comunicação alinhada, que atraia sua atenção. Não esqueça de ler e sempre seguir as Políticas do Google Ads.

Escreva Um Comentário