E-commerce

Cross Channel para e-commerce: o que é e como funciona?

Devido às transformações digitais significativas que ocorreram no ambiente on-line, nos últimos anos, é comum que cada vez mais marcas se reinventem no mundo virtual. Isso porque, grande parte delas, possuem o objetivo de suprir as necessidades atuais dos consumidores.

Neste cenário, o conceito cross channel surge para auxiliá-las no desafio da ampliação da comunicação entre o consumidor e a loja virtual. Ou seja, ele garante que diferentes empresas possam alcançar e criar uma extensa conexão com o seu público, nos mais diversos canais.

Para exemplificarmos o quão grande é essa estratégia, o site exame citou o cross channel, como a melhor maneira de impulsionar as vendas de um negócio. Segundo o artigo, publicado no ano de 2021, o princípio do ditado popular: é preciso ser visto, para ser lembrado, deve ser seguido. E, a partir do momento que uma mesma marca ganha visibilidade nos mais diversos lugares, ela cumpre esse papel.

O cross channel é, portanto, uma experiência que permite que o consumidor se beneficie dos itens comercializados em uma loja, independentemente do canal em que ele esteja inserido. Assim, as marcas podem usar diferentes abordagens para se conectar com o maior número de clientes interessados. Deseja ficar por dentro do assunto? Neste artigo está tudo o que você precisa saber. Confira!

O que é e como funciona o Cross Channel?

O cross channel se trata de um modelo de atendimento e vendas ao cliente, que trabalha com a utilização de mais de um canal, durante a jornada de compras, ainda que não exista qualquer ligação entre eles.

Em outras palavras, o cross channel é o responsável por diminuir as barreiras dos mundos on-line e off-line, proporcionando, por exemplo, que um consumidor adquira determinado item em seu e-commerce, e o retire em sua loja física. Ou ainda, inicie um assunto pelo chat e o conclua por WhatsApp.

Um exemplo dessa abordagem ocorre quando um cliente realiza uma compra pela loja virtual e efetua a devolução do produto em uma física. Outro exemplo, é quando um cupom de desconto enviado por e-mail, pode ser usado também para uma compra diretamente na loja física. Nestas duas situações, temos o cross channel, ou seja, a integração entre os canais da marca.

O objetivo dessa estratégia, é que o público se sinta confortável para migrar o canal conforme a sua necessidade. Isto é, ao precisar trocar ou devolver uma peça comprada na loja virtual, o cliente deve ter a liberdade de optar pelo processo que melhor o atende no momento, bem como os descontos que precisam ser válidos em todos os ambientes.

Neste contexto, o cross channel possui benefícios para todas as marcas que buscam por conexões que evitem competições entre os canais físicos e o digitais. No entanto, para implementar o modelo em seu e-commerce, é fundamental garantir o atendimento personalizado e integrado, durante a jornada de compra dos consumidores.

Para você entender melhor como o cross channel pode impactar positivamente o seu e-commerce, acompanhe as principais vantagens que destacamos no próximo tópico.

Quais são as principais vantagens do Cross Channel?

As vantagens do cross channel são inúmeras. Dentre elas, podemos destacar:

  • integração entre os mais diferentes canais de atendimento e venda;
  • redução da competição entre os ambientes on-line e off-line;
  • ampliação das possibilidades de fechamentos de vendas;
  • aumento da retenção e fidelização de clientes;
  • melhoria expressiva na satisfação dos consumidores diante da jornada de compra.

Entretanto, além das vantagens destacadas, com a implementação do cross channel, a sua loja alcançará um público maior, isso porque, o seu negócio estará presente nos mais diferentes lugares, atingindo todos um grande números de clientes ideais.

É importante destacar que, o cliente ideal também está em busca de lojas que utilizam o cross channel, uma vez que o comportamento de compra do consumidor atual é totalmente digital e flexível.

Quais são as diferenças entre Cross Channel e Omnichannel?

Com nomes e finalidades bem parecidas, os conceitos de cross channel e omnichannel tendem a confundir qualquer pessoa. No entanto, a principal diferença entre eles, é o nível de personalização que cada um apresenta ao cliente.

Para uma melhor compreensão, podemos afirmar que, no cross channel, é possível trabalhar com um excelente nível de integração entre os canais, porém no modelo omnichannel, esse nível é bem superior. Isso porque, no omnichannel, os canais podem funcionar em conjunto, ou seja, o consumidor pode iniciar o atendimento com a loja pelo chat e preferir receber a resposta sobre os seus questionamentos, via e-mail. Isto é, os canais estão unificados.

É importante ressaltar que, ambas as estratégias tendem a apresentar resultados positivos e podem ser implementadas em seu e-commerce. Contudo, se você ainda não possui nenhuma delas, é recomendado que comece pelo cross channel, uma vez que se trata de um modelo mais simples e não demanda as integrações necessárias do omnichannel.

Invista no Cross Channel em seu e-commerce!

Em um comércio cada vez mais conectado e repleto de consumidores exigentes, o cross channel se sobressai como uma estratégia fundamental para os e-commerces que desejam alcançar melhores resultados.

A união dos mais diferentes canais de comunicação, proporciona uma excelente experiência de compra e ainda amplia as possibilidades de engajamento e conversão. Assim, a sua loja virtual tem mais chances de se destacar e ampliar a receita mensal.

Como você pode ver até aqui, o modelo cross channel proporciona benefícios expressivos e pode fortalecer a marca, impulsionando o seu relacionamento com os potenciais clientes. Além disso, como citamos, diante do avanço tecnológico e as tendências de consumo do e-commerce, apostar em estratégias como essa, garante que o seu negócio não fique para trás.

Se você deseja saber mais sobre este e outros assuntos semelhantes, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog. Aqui, você terá acesso a diversas sugestões de estratégias para alavancar o seu e-commerce. Assine também a nossa newsletter e receba as nossas atualizações. Nos vemos no próximo artigo!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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