E-commerce

Live Commerce: o que é, quais são os benefícios e como aplicá-lo na sua loja virtual?

Embora se trate de algo relativamente novo, as compras on-line estão cada vez mais em evidência. Inclusive, não é novidade para ninguém que o comportamento de compra do consumidor no e-commerce tem mudado constantemente.

No entanto, para ter sucesso na hora de vender na internet, é importante apostar em estratégias que conectem o usuário à loja e seus produtos. Neste sentido, o Live Commerce surge como alternativa.

Do mesmo modo que ocorre nos estabelecimentos físicos, é necessário investir no Marketing Sensorial nas lojas virtuais. Isso porque, ainda há quem tenha receio em comprar um item sem antes experimentá-lo.

Por intermédio do Live Commerce, é possível ver o produto desejado em ação e ainda conhecer mais detalhes sobre ele. Continue conosco neste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é Live Commerce?

Também chamado de live shop ou shopstreaming, o Live Commerce consiste em uma transmissão ao vivo que visa apresentar e vender produtos de uma determinada loja virtual. Contudo, diferentemente dos canais de venda como Polishop, nesse formato, ainda é possível adquirir o item desejado sem ser redirecionado para o site de compras.

Em outras palavras, o Live Commerce humaniza as vendas on-line.Isso porque, o consumidor consegue ter uma visão ampla sobre o produto que almeja. Inclusive, conhece detalhadamente os seus benefícios e aplicações.

Vale dizer que uma das principais características do Live Commerce é a sua união com o Marketing de Influência. Ou seja, ao invés de vendedores, são normalmente os influenciadores do setor – ou não – que comandam a estratégia.

Um bom exemplo de Live Commerce, foi o realizado pelas Lojas Americanas no ano de 2022, na plataforma do YouTube. Intitulado de “Show da Black Friday”, a transmissão ao vivo ocorreu diretamente no canal do influenciador Felipe Neto e contou com participações de nomes como Camila de Lucas, Ana Clara e Gkay.

Com mais de 1 milhão de visualizações, esse não foi o único Live Commerce da Americanas. Inclusive, a empresa aposta fielmente no formato desde o ano de 2020, e já contou com mais de 70 influenciadores em suas apresentações.

Resumindo, o Live Commerce se trata de um evento virtual que busca ampliar as vendas, reunindo influencers e artistas em um streaming ao vivo. O método gera, além do aumento da receita, um melhor engajamento ao negócio e uma experiência interativa e intimista aos consumidores.

Como surgiu o Live Commerce?

O Live Commerce surgiu na China e ficou conhecido no Brasil durante o isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19. Melhor dizendo, devido à impossibilidade de realizar compras nas lojas físicas, o Live Commerce se tornou uma forma de adquirir produtos sem sair de casa.

O sucesso foi tanto que grandes lojas como Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas, já citada anteriormente, aderiram a essa estratégia. Na Americanas, por exemplo, há uma aba destinada às vendas por shopstreaming, sempre que há transmissões marcadas, incentivando o usuário a baixar o App para assistir.

Quais os benefícios do Live Commerce?

Os benefícios do Live Commerce são expressivos e, muito mais que a ampliação de vendas, podemos citar:

  • confiança do cliente;
  • interatividade com o consumidor;
  • valorização do produto;
  • ofertas exclusivas;
  • maior captação de leads.

Como dito anteriormente, ao ver um item desejado em ação, o cliente passa a ter mais confiança nele. Em outras palavras, o Live Commerce auxilia na extinção das famosas “compras no escuro”, que ocorrem quando você adquire algo do qual não tem conhecimento.

Assim, as lives proporcionam uma interatividade do consumidor com a loja e o produto, ao se deparar com influenciadores e artistas provando uma roupa, ou usando um acessório, por exemplo. Por meio da apresentação das características de cada um dos itens, o interesse pelo produto se torna maior, podendo até mesmo ser adquirido na mesma hora mediante links e QR Code.

Além disso, com o Live Commerce os produtos são mais valorizados. Isso porque, muito mais que uma descrição e boas fotos no site, eles se tornam uma experiência sensorial, fazendo com que o cliente sinta que pode prová-lo, assim como em uma loja física.

Por fim, com o método, é possível realizar promoções exclusivas e ainda captar mais leads para o negócio. Uma vez que a antecipação do Live Commerce gera curiosidade dos potenciais clientes.

Como fazer Live Commerce?

Agora que você entendeu a força dessa estratégia, é o momento de saber como fazer Live Commerce. Para te ajudar, destacamos alguns passos fundamentais a seguir. Acompanhe!

Saiba quem é o público-alvo e a persona do seu negócio

Antes de fazer um Live Commerce é fundamental saber quem é o público-alvo e a persona do seu negócio. Este é, sem dúvida alguma, o primeiro passo para um roteiro bem-planejado e assertivo.

Vale dizer que saber quem são as pessoas interessadas na sua loja vai além de conhecer suas preferências de produtos. É necessário explorar os hábitos de compra, como: padrões de consumo de conteúdo, horários que navegam em sites de vendas, quais influenciadores se identificam, dentre outros.

Conheça bem as plataformas usadas

Muito mais que saber qual o público-alvo e a persona do seu negócio, também é importante conhecer bem as plataformas usadas para o Live Commerce. Em outras palavras, é preciso saber quais são as opções oferecidas e quais se aplicam melhor às suas necessidades.

Inclusive, o ideal é contar com um profissional que entenda de toda a parte estrutural, evitando falhas.

Planeje as promoções e condições exclusivas

Como dito anteriormente, as promoções e condições exclusivas são um dos maiores benefícios do Live Commerce. Ou seja, é a principal razão de as pessoas assistirem a uma transmissão ao vivo sobre vendas de produtos.

No entanto, é imprescindível planejar bem essas ofertas e condições especiais para não ficar no prejuízo, combinado?

Tenha um roteiro bem definido

Embora o ideal seja realizar um Live Commerce da forma mais espontânea possível, também é fundamental ter um roteiro bem definido. Isso porque, seguir uma lógica pré-estabelecida vai ajudar todas as pessoas envolvidas a saberem os próximos passos e não cometerem gafes ao vivo.

Essa dica também é muito importante para que os consumidores vejam organização na sua transmissão e não pensem que tudo foi feito no improviso.

Busque pelas pessoas certas

Conforme abordamos no decorrer deste conteúdo, o sucesso do Live Commerce se dá, especialmente, pelos influenciadores que os apresentam. Neste contexto, é essencial buscar as pessoas certas antes de fazer o seu.

Entretanto, você não precisa contratar o Felipe Neto como fez as Lojas Americanas. Em outras palavras, não é necessário buscar por pessoas famosas ou com milhões de seguidores, principalmente se o seu negócio ainda for pequeno.

A recomendação aqui é apostar em pessoas que aproximem os consumidores da sua marca e dos seus produtos. Ou seja, um nano influenciador (personalidade com menos de 10 mil seguidores) já pode ser o suficiente para uma boa estratégia, desde que ele tenha conexão com os hábitos de compra da sua persona.

Prepare seu estoque

Por último, um dos passos mais importantes, é a preparação do seu estoque. Isto é, de nada adianta ter sucesso em um Live Commerce e não conseguir suprir as demandas do seu público.

É importante que o seu estoque esteja pronto para a ampliação das vendas e a sua logística bem preparada para que as entregas ocorram no tempo determinado. Para isso, é necessário um controle desses fatores, evitando o descontentamento do consumidor após a compra.

Destaque-se no Live Commerce!

Como vimos até aqui, para se destacar no Live Commerce é preciso, antes de tudo, saber exatamente quais as necessidades do seu consumidor. Além disso, se planejar, ter um roteiro bem definido, e contar com as pessoas certas é fundamental para se ter sucesso com essa estratégia.

Em outras palavras, apostar no Live Commerce nada mais é que oferecer uma experiência satisfatória durante a transmissão, alinhada com as expectativas do seu público. Para isso, é necessário conhecer bem a plataforma, os produtos e as preferências dos clientes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário. Será um prazer guiá-lo nessa jornada. Inclusive, se preferir, entre em contato com o nosso time. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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