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Estratégia de Cross Border

Com a alta tendência em realizar as compras de forma online, o mundo digital tem sido um colaborador e tanto para a diminuição entre as diferentes partes do mundo, ou seja, cada vez mais é possível adquirir produtos em lojas internacionais.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo cross border, e ele se refere, basicamente ao que acabamos de mencionar: a comercialização de produtos fora do país.

Segundo um levantamento feito pela PayPal no ano de 2022, quase 60% dos brasileiros fazem compras em sites estrangeiros e esses dados cresceram após a pandemia [fonte].

A estratégia de cross border desempenha um papel fundamental para que os varejistas como você, expandam seu mercado. Quer saber mais como isso é possível? Acompanhe a leitura!

O que é Cross Border?

O Cross Border trata-se de um termo americano que ganhou força nos últimos anos, usado para definir o comércio além das fronteiras, ou seja, por meio dele as compras e vendas de produtos podem ser realizadas em diferentes países.

Por mais que inicialmente pareça ser algo simples, a grande verdade é que essa estratégia necessita de um bom planejamento para ser efetiva.

Isso porque, deve-se atentar às normas do país de destino, além dos custos operacionais para que sua empresa se enquadre no Cross Border.

Os produtos que costumam ter maior volume de faturamento neste modelo de negócio são:

  • Artigos de beleza;
  • Acessórios, bolsas, roupas e calçados;
  • Joias e relógios;
  • Itens voltados à saúde;
  • Produtos relacionados a hardware.

Para que todo o processo ocorra de forma correta, é necessário a cooperação e coordenação de diversas partes como a empresa, transportadores, órgãos governamentais e sistemas.

Por se tratar de uma operação complexa é fundamental que você tenha conhecimento e compreensão para que possíveis problemas sejam evitados.

Como planejar a logística no Cross Border?

A logística no Cross Border é bem mais complexa que a logística para e-commerce.

Isso porque, é necessário um operador que possua experiência comprovada na área, infraestrutura de qualidade para o transporte de longa jornada e que saiba outras línguas para que sejam capazes de resolver questões burocráticas em diversos locais.

De maneira geral, a logística no cross border funciona assim:

  1. Primeiro a compra precisa ser realizada e o pedido faturado na moeda do país em que se encontra a empresa vendedora;
  2. O produto é separado e enviado para a transportadora que irá iniciar a rota internacional, cumprindo todas as exigência dos protocolos de exportação do país de destino;
  3. Ao chegar com a mercadoria é necessário passar por outras exigências no que diz respeito à importação;
  4. O produto, então, entra em rota nacional até chegar ao destinatário.

É importante destacar que a logística do cross border não precisa ser totalmente realizada por uma única empresa.

Como é feito o pagamento no cross border?

Para que a estratégia de cross border tenha sucesso, é necessário adotar sistemas de pagamentos especializados para este tipo de operação, ou seja, devem ser próprios para compras internacionais, pois as formas de pagamento são diferentes em cada país.

Em grande parte dos países, a principal forma de pagamento é feita por cartão de crédito e, por essa razão, é importante que você adote procedimentos para evitar possíveis fraudes.

Um deles é investir na inteligência e análise de dados, ferramentas que ajudam a conhecer os hábitos e histórico financeiros dos consumidores cadastrados.

É fundamental utilizar procedimentos de Know Your Customer (KYC) para o cadastramento e monitoramento de novos clientes, pois, por meio dele, você conhecerá quem é o usuário e saberá se está apto para se tornar um cliente, diante das normas e regulamentações.

Outro fator primordial, é a adoção de práticas de segurança da informação, para prevenir que o seu negócio sofra com fraudes e roubo de dados.

Quais são as vantagens do Cross Border?

A estratégia de Cross Border oferece inúmeras vantagens para a sua loja virtual, dentre elas estão:

  • Capacidade logística: quando a sua loja atua com cross border ela acumula uma experiência diferenciada no que tange os processos logísticos, devido à complexidade das operações. Desta forma, você consegue não apenas trabalhar com importações e exportações, mas também ser referência em prazos de entrega, independentemente no território;
  • Expansão do negócio: de forma natural, a estratégia cross border já expande as possibilidades de negócios de uma loja, abrindo as portas do mercado internacional. Por meio deste modelo de negócio, a sua loja virtual será capaz de atingir novos públicos e ver o faturamento decolar;
  • Vantagens fiscais: alguns incentivos fiscais oferecem vantagens às empresas que atuam com cross border, como a isenção de impostos do ICMS e IPI em exportações diretas em determinados produtos;
  • Internacionalização da marca: uma das principais vantagens da estratégia cross border é o fato da internacionalização da sua marca. Desta forma, você tem a chance de se consolidar nos mais diversos países.

Como fazer uma boa operação no Cross Border?

Para um cross border de sucesso, é fundamental garantir que toda a operação seja eficiente para que os resultados sejam alcançados.

Para isso, é necessário ter foco e planejamento em alguns aspectos como:

Exportação direta

Por meio da exportação direta, a sua empresa será a única responsável pelas atividades de distribuição e entrega dos produtos aos clientes.

A grande vantagem deste tipo de exportação é a isenção de impostos como ICMS e IPI no transporte das mercadorias, o que pode aumentar consideravelmente a margem de lucro sobre elas.

Exportação indireta

A exportação indireta é mais comum no cross border e com ela, os seus produtos são adquiridos por parceiros de negócios ou intermediadores que estão localizados no país de destino, assumindo total compromisso no gerenciamento da operação.

Com a exportação direta o seu e-commerce não precisa se relacionar diretamente com os consumidores.

No entanto, é importante conhecer bem essas alternativas em detalhes, especialmente no que diz respeito aos custos, para a escolha que trará mais vantagem.

Aceitação dos produtos

Para que o seu e-commerce tenha sucesso é necessário que os produtos sejam bem aceitos pelos consumidores do país de destino, só assim você terá bons resultados em suas vendas.

Por esta razão, o primeiro passo antes de investir na estratégia de cross border é realizar uma ampla pesquisa para identificar quais são as preferências do público onde você deseja ingressar.

Precificação inteligente

Antes de precificar os seus produtos, você deve levar em consideração todos os custos operacionais para definir uma boa margem de lucro.

Na estratégia cross border é fundamental lembrar que existem as cobranças de taxas e impostos, além do transporte, por isso, é importante levantar todos os dados envolvidos no envio e comparar com o seu preço final.

Bons parceiros

Se a sua opção for trabalhar com a exportação indireta, é fundamental buscar bons parceiros de negócio. Afinal, isso terá um peso considerável na experiência de seus clientes.

Por isso, elabore um processo bem estruturado antes de selecionar seus fornecedores, fazendo pesquisas sobre as referências dessas empresas e mantendo o foco na relação custo x benefício.

Diferencial competitivo

O fator principal para uma boa estratégia cross border é falar da importância em oferecer diferenciais competitivos aos seus clientes, pois isso ajuda a fidelizá-los.

Por esta razão, é fundamental investir em melhorias e inovações tecnológicas, além de acompanhar de maneira constante as tendências e mudanças no mercado.

O diferencial competitivo irá te ajudar a se destacar dos concorrentes e trazer sempre novidades que irão atrair mais consumidores.

Eleve o seu e-commerce com a estratégia cross border

Agora que você já sabe como funciona a estratégia cross border, chegou a hora de elevar o seu e-commerce por meio dela.

Se você ainda tiver alguma dúvida, fale com o nosso time. Será um prazer ajudá-lo!

Profissional de Marketing que trabalha com e-commerce desde 2014. Com vivência em operação em e-commerce, plataformas e agência.

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